Empresários conhecem experiência de sucesso de Parque Tecnológico em Portugal

Óbidos é referência mundial em criatividade
Arquivo/Google/Imagem Ilustrativa

Com pouco mais de 2 mil habitantes, a vila portuguesa de Óbidos, localizada no distrito de Leiria, no Oeste do país, se destaca no turismo da Europa. Além da riqueza histórica e das belezas naturais, a localidade é reconhecida por seu Parque Tecnológico, o único parque empresarial estruturante orientado para as indústrias criativas, concentrando recursos privilegiados para o seu desenvolvimento, no eixo compreendido entre Lisboa, Coimbra e Santarém. As características geográficas de Óbidos são semelhantes às de Ilhéus, no Sul da Bahia. E as experiências bem-sucedidas de lá serão conhecidas e debatidas pelos empresários do setor da economia criativa, nesta terça-feira, 30, às 19h, no auditório do Hotel Praia do Sol, em Ilhéus.

No encontro, o diretor executivo do Parque de Óbidos e consultor português na área de criatividade, inovação e desenvolvimento territorial, Miguel Silvestre, falará sobre o case de sucesso. A palestra Internacional “Óbidos – Creative Gym”, expressão que traduzida significa ginásio criativo, marca a segunda edição na Bahia do Encontro Criativo, que acontece pela primeira em Ilhéus. Podem participar do evento empreendedores e profissionais da Economia Criativa. As inscrições são gratuitas.

Silvestre vai explicar o processo que tornou o pequeno lugar uma referência mundial. “Se existe alguma virtude numa crise de larga escala como a que estamos atravessando é a percepção generalizada da necessidade de novas ferramentas e políticas. Óbidos conseguiu enxergar uma alternativa, por meio do estímulo às indústrias criativas. Vale a pena conhecer a experiência”, destaca a gerente regional do Sebrae Ilhéus, Claudiana Figueiredo.

Durante a palestra, Miguel Silvestre discutirá questões como “Pode um território, uma cidade, uma comunidade ser um espaço de prática da criatividade ao longo de toda a vida?”, “Precisamos de uma mudança de paradigma?” e “Qual deve ser esse paradigma de mudança?”.

Os interessados em participar podem se inscrever por meio do Sebrae Ilhéus, nos telefones