Cadeia produtiva da construção civil será tema de encontro em Ilhéus

Setor é importante para a economia regional
Arquivo/Google/Imagem Ilustrativa

Representantes da construção civil do sul da Bahia participam de oficina para discutir estratégias de avanço para o setor na região durante todo o dia 1º de julho, a partir das 9h30, no auditório do Hotel Praia do Sol, no Km 0 da Rodovia Ilhéus-Una-Canavieiras. O evento, promovido pelo Sebrae, contará com palestras, debates e apresentação de cases de sucesso.

“Com base no relato dos participantes, iremos criar um plano de ação para o setor, atendendo aos interesses dos donos de pequenos negócios”, destaca o técnico do Sebrae, Eduardo Andrade. Este plano será coordenado pelo consultor do Sebrae, Reinaldo Ramos. O encontro também servirá para que o Sebrae apresente um pacote de soluções para o setor, que inclui capacitações voltadas para negócios, para gerenciamento de empresas, qualidade e segurança do trabalho e desenvolvimento de processos tecnológicos.

Em Ilhéus, 19 das 20 construtoras em atividade são consideradas micro ou pequena empresa, e, de acordo com integrantes da cadeia produtiva, a maior dificuldade de outros, como o comércio, é acompanhar o ritmo das construtoras. “Geralmente, os negócios com o comércio local ficam para momentos emergenciais, quando há atraso na entrega das distribuidoras”, revela Gil Leal, diretor de uma pequena construtora local. Para ele, é possível estabelecer uma maior parceria, onde todos possam ganhar, contando com o Sebrae na superação das dificuldades e reforçando a importância.

O evento ainda contará com a participação de representantes do Sindicato da Construção Civil, do Centro de Tecnologia de Edificações (CTE), além dos parceiros Sesi/Senai.