Feira do Produtor amplia vendas com festejos juninos em Itabuna

Produtos típicos aquecem o mercado do pequeno produtor
Ascom/Wilson Oliveira

Milho, licor e amendoim foram os produtos mais procurados desde a quinta-feira passada no horário especial de funcionamento da Feira do Produtor, que acontece semanalmente, às sextas-feiras, na Rua Osvaldo Cruz, ao lado da FTC. Os consumidores se sentem satisfeitos pela organização e higienização do local e preços acessíveis, além da integração dos pequenos produtores rurais que oferecem todo tipo de produto que compõem a mesa junina.

Para a aposentada Maria de Lourdes Santos, a Feira do Produtor tem boa qualidade nos produtos para os festejos juninos. Além disso, está com aparência de uma feira livre organizada e com preços mais baixos, o que é muito diferente de outros anos. Já a feirante Luziena Cardoso Santos, pequena produtora da Roça do Povo, afirmou que a Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, conseguiu valorizar ainda mais o trabalho desenvolvido pelos agricultores familiares no projeto agrícola na região de Ferradas.

“Graças a Deus a venda deste ano está muito boa. Estou quase acabando os produtos feitos com o milho que eu mesmo plantei. Vamos festejar o São João deste ano com muito mais alegria em servir melhor os consumidores”, contou satisfeita a feirante.

Segundo o diretor da Divisão das Feiras da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Alan Alves Moreira, no período festivo a demanda por produtos tradicionais da época junina é grande e a expectativa dos feirantes para este ano foi boa. “Houve um aumento em torno de 30% nas vendas dos produtos juninos em comparação com o ano passado”, destacou.

Segundo Alan, a Prefeitura deu o suporte necessário aos 57 produtores rurais e barraqueiros. “Além dos produtos juninos, os feirantes trabalham e expõem seus produtos em barracas padronizadas e não têm deixado de atender aos exigentes padrões dos consumidores. Os produtos oriundos da agricultura familiar como frutas, hortaliças e verduras estão em boas condições e com bons preços”, explicou o diretor.