Costa do Cacau define ações para divulgar o Sul da Bahia‏

Proposta de divulgar coletivamente as potencialidades e belezas da regiao
JBO/Maurício Maron

A diretoria da Câmara de Turismo da Costa do Cacau se reuniu na Prefeitura de Itabuna, após definir entre as prioridades para curto prazo novas parcerias com empresários regionais, implantação de uma agenda de eventos, qualificação da mão de obra e ações permanentes para divulgação dos atrativos que os turistas podem encontrar nos municípios de Ilhéus, Itabuna, Canavieiras, Santa Luzia, Pau Brasil, Itacaré, Uruçuca e Una.  A nova diretoria da entidade foi empossada no início deste mês para o biênio 2015 a 2017.  

O diretor de Turismo de Itabuna e tesoureiro da entidade, Marcos Alves de Souza, Kiko, observa que “temos atrativos em alguns municípios ainda desconhecidos até por quem mora na região. Precisamos mudar essa realidade para fortalecer o nosso turismo regional”.

 De acordo com o presidente da Câmara de Turismo da Costa do Cacau e secretário de Turismo de Canavieiras, Fernando Volpi, um dos desafios da atual diretoria, nesse primeiro momento, é atrair empresários e instituições para parcerias e execução de projetos para o desenvolvimento social e econômico dos municípios associados.

Na lista de ações prioritárias estão previstas uma feira itinerante nos municípios regionais e promoção de cursos de qualificação de mão de obra. “São ações que iremos desenvolver em pareceria com instituições como SEBRAE, SENAI e Instituto Federal de Educação e Tecnologia (IF- Baiano). O objetivo é fazer com que os estabelecimentos possam oferecer serviços cada vez mais qualificados ao turista. Queremos que o visitante retorne aos nossos municípios”, explica.

A vice-presidente da Câmara da Costa do Cacau e secretária de Turismo de Una, Thaís Gavazza, afirma que a entidade também pretende desenvolver ações em conjunto com a Secretaria de Turismo da Bahia para a divulgação dos destinos regionais, promoção de eventos e comercialização de produtos.  Esses e outros assuntos devem ser discutidos com o secretário Nelson Pelegrini em reunião a ser agendada para agosto, em Salvador.

Já a secretária-executiva da Câmara da Costa, Karlla Costa, destaca que um dos focos será o turismo sustentável, com aproveitamento melhor das riquezas naturais da região, geração de empregos e renda. Ela cita como exemplo de projeto a ser desenvolvido a economia solidária associada ao turismo. Mais informações sobre a Costa do Cacau www.turismocacau.blogspot.com.br.