Balcão do Empreendedor formalizou 30 novos fabricantes artesanais de chocolate

Roberto Garcia ao lado do novo secretário de Turis,o, Josenaldo Cerqueira
JBO/Maurício Maron

A Prefeitura de Ilhéus utilizou o estande montado no 7º Festival Internacional do Chocolate e Cacau, que aconteceu de 11 a 14 de junho, no Centro de Convenções, para promover o empreendedorismo. Segundo informações do secretário de Indústria e Comércio, Roberto Garcia, cerca de 1.200 atendimentos e 30 formalizações de empresas foram realizados durante o evento.

Para o prefeito Jabes Ribeiro, o Festival Internacional do Chocolate e Cacau é uma grande oportunidade de promoção do município e suas potencialidades. “Este não é um evento simples. É um evento que representa a capacidade de Ilhéus de superar obstáculos e trabalhar pelo futuro”, declarou durante a abertura do Festival do Chocolate. Ele aproveitou a oportunidade e reivindicou, mais uma vez, ao Governo do Estado, a construção de um Pavilhão de Feiras, ao lado do atual Centro de Convenções, ao considerar que o equipamento já está pequeno para eventos desse porte.

O estande foi montado através de ação coordenada pelas secretarias de Indústria e Comércio (Sedic) e de Comunicação (Secom).  O secretário Roberto Garcia afirmou que foram realizadas consultorias, formalização de microempreendedores e exposição de produtos do movimento Economia Criativa. Segundo disse, o estande foi procurado, principalmente, por pequenos produtores de chocolate. “Auxiliamos cerca de 30 fabricantes artesanais de derivados de cacau no intuito de se formalizarem, obterem o CNPJ e todos os benefícios que têm direito, além de orientarmos como organizar suas finanças, o estoque e o fluxo de caixa”.