Ilhéus sediará evento mundial de tecnologia

Claudiana Figueiredo
Arquivo/JBO/Maurício Maron

Conferência internacional de tecnologia transmitida, simultaneamente, da sede do Google na Califórnia, nos Estados Unidos, para mais de 600 lugares em 90 países, o Google I/O Extended chega pela primeira vez à Bahia. No estado, o local escolhido para sediar a 7ª. edição do evento foi a cidade de Ilhéus, no Sul Baiano. Com inscrições gratuitas, acontece de 27 a 29 de maio, no auditório Paulo Souto, na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), no Km 16, BR-415.

Realizado pelo Sebrae, Uesc e Instituto Nossa Ilhéus (INI), o evento tem a proposta de estimular o empreendedorismo digital, a economia criativa e a inovação tecnológica. O público alvo é formado por profissionais e estudantes de Tecnologia da Informação e Comunicação, além de empresas, startups e incubadoras de Tecnologia.

“Este será um marco para o setor. A ideia é avançar em ações que possam se desdobrar em políticas públicas, tornando a região um ambiente favorável aos negócios digitais com vertente inovadora e avançada em tecnologia”, destaca a gerente da unidade regional do Sebrae, Claudiana Figueiredo.

A diretora do Instituto Nossa Ilhéus, Socorro Mendonça, destaca que “a busca dos realizadores e parceiros é pela promoção do ativismo digital, o engajamento e a colaboração, visando a disseminação desses valores em nossa região”, acentuou.

Entre os parceiros do evento estão o Instituto Federal Baiano(IFBA), Convention Bureau, Instituto Arapyaú, Google Brasil, MovPak, Campus Party, Hotel Aldeia da Praia, Rotary Clube Bahia, Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Informática e Eletro-Eletrônica de Ilhéus (CEPEDI), Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Oxy Aceleradora, Casilhero, Ruy Penalva, Pontal Alto e MetaMáquina.

Programa e inscriçõesNo dia 27, às 9h, o Sebrae fará a palestra de abertura com o tema Startups. A programação inclui outras palestras presenciais sobre Negócios Digitais, Mídias Sociais como Estratégia de Marketing, E-commerce e outros. Além disso, haverá oficinas e transmissões ao vivo do evento principal, na Califórnia, com tradução simultânea feita por alunos do curso de Línguas Estrangeiras Aplicadas (LEA).

 Alguns destaques do evento são o “Tech Demo”, espaço de exposição tecnológica local e projetos bem sucedidos no mercado internacional, e a Hackatona da Cidadania ou “maratona hacker”, atividade para programadores, pesquisadores e interessados em desenvolvimento de softwares, aplicativos para soluções criativas e sustentáveis de cidadania.

 A programação completa do evento encontra-se aqui e inscrições gratuitas podem ser feitas neste link