Escolas de Canavieiras se mobilizam no Dia de Luta contra Violência Sexual

Festa e conscientização
Ascom/Wagnevilton Ferreira

O Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e
Adolescentes foi marcado com palestras, passeatas e outras formas de mobilização por professores, alunos e pais nas escolas da Rede Municipal da Educação de Canavieiras. No final de cada ato, também foram soltos balões de borracha simbolizando a liberdade das crianças deste tipo de abuso.

Coordenado pelo Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) em parceria com as secretarias da Educação, Saúde e outros órgãos da Assistência Social, a campanha tem como símbolo uma flor, acompanhada da frase “Faça Bonito. Proteja Nossas Crianças e Adolescentes”. A mobilização é uma alerta para o cuidado e a necessidade de defesa do direito de meninas e meninos de crescerem de forma saudável e protegida.

A secretária Vanessa afirma que este ano o projeto se expandiu. “Devido à incidência de casos constatado pelo Creas e pelo Conselho Tutelar, este ano o projeto chegou ao interior. Em junho terão início as feiras de ciências nos povoados de Era Nova, Poxim e Pimenteiras com a participação de alunos do curso de Psicologia da Faculdade de Ilhéus, que nos procuraram após a repercussão dos trabalhos.

Explica a coordenação do movimento, que este ano a mudança nas ações foi feita com o propósito de que a conscientização atingisse toda a comunidade escolar. Em cada uma das escolas foi realizado um minuto de silêncio em respeito às crianças que já sofreram este tipo de abuso, como forma de provocar a indignação da sociedade.

Segundo a diretora da Escola Lions Clube (localizada na avenida Almir Nonato), Sofia Costa, foi promovida uma caminhada até o Sítio Histórico, com o objetivo de despertar a comunidade local para este crime que vem crescendo a cada dia. Explicou a coordenadora pedagógica
Reijane Teles, que a meta é não deixar ficar esses crimes impunes, e que para isso a comunidade tem que denunciar. A escola Rotary Clube também realizou uma passeata ao Sítio Histórico, com distribuição de folhetos informativos.

A coordenadora geral da Educação, Soledade Paternostro, explica que a a data já faz parte do calendário escolar.  “Todo ano durante o decorrer do mês de maio, trabalharemos nesse projeto, com palestras, filmes e diversas formas de abordagem do assunto, sendo que no dia 18 haverá o minuto de silêncio em homenagem às vítimas de abuso sexual e atividades em cada uma das escolas. Quero ressaltar a participação dos pais e de toda a comunidade, e isso se deve ao nosso trabalho de conscientização da família na escola.”

 

Mobilização no interior – As escolas localizada no interior do município também se mobilizaram e realizaram diversos atos de mobilização com alunos e suas famílias. No distrito do Poxim, os alunos da Escola Professora Regina Célia receberam orientações e cuidados que devem tomar para a abordagem que geralmente é feita pelos criminosos.

Em seguida, os alunos se reuniram com os professores no pátio da escola e soltaram balões. Para esta terça-feira (19), às 10 horas, está programada uma palestra para os pais dos alunos com a equipe do Creas, que abordará temas relativos a este tipo de violência. As atividades estão previstas para acontecer de forma sistemática durante todo o mês de maio.

No povoado de Pimenteira, a comunidade da Escola Dr. Edmundo Lopes de Castro também realizou atos de mobilização, com os alunos indo às ruas em passeata. O mesmo aconteceu com  os alunos da Escola Municipal Himério Cavalcante, em Era Nova, que participou de palestras e caminharam em passeata pelas ruas do povoado.

 

O Projeto - Diversas ações começaram a ser desenvolvidas desde o final de março passado nas escolas da sede e do interior do município, com a finalidade de mobilizar, sensibilizar e conscientizar a comunidade para o enfrentamento da violência sexual infanto juvenil. Para dar amplitude ao projeto, a coordenação do programa realizou a capacitação de coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino sobre as questões de direitos de crianças e adolescentes, bem como alertou pais de crianças sobre os fatores de risco para a violência sexual.Também foram feitas visitas de profissionais da Secretaria de Saúde às escolas para informar sobre planejamento familiar e escolhas de métodos contraceptivos.

A partir de junho, haverá a  realização de feira de ciências nas escolas do campo abordando o tema e apresentando-o para a comunidade; utilização da matéria de Ciências como porta de acesso à abordagem do assunto; divulgação dos trabalhos realizados pelos alunos das escolas da Rede Municipal.