Educação de Itabuna deixa 20 mil alunos sem aula

Lideranças anunciam greve por tempo indeterminado
Ascom

Em assembleia proposta pelo Sindicato do Magistério – SIMPI, os professores da Rede Municipal de Ensino de Itabuna deflagraram greve por tempo indeterminado como forma de pressionar o Governo Municipal ao pagamento de reajuste linear de 13,01% a todos os níveis do magistério.

De acordo com a Presidente do SIMPI, Carminha Oliveira é inadmissível o tratamento que a categoria está recebendo do governo, que iniciou as rodadas de negociação oferecendo reajuste zero e estagnou em 8% parcelado. “Já vencemos o direito a linearidade na justiça, conseguimos aprovação de suplementação orçamentária para educação na Câmara de Vereadores, portanto é inaceitável qualquer proposta abaixo do que determina a lei do piso”, afirma a líder sindical.

Para o Consultor Jurídico do Sindicato, Tadeu Cincurá, a categoria está lutando por um direito concreto, que inclusive foi respaldado pelo Tribunal Regional do Trabalho. “A categoria tem um plano de carreira que não está sendo respeitado. A justiça já fez a parte dela, resta apenas o prefeito acatar a decisão, mas até o momento tem se demonstrado resistente a aceitar sua derrota judicial”, afirma.

Os professores entram em greve a partir da próxima quinta (21), por tempo indeterminado. Tal situação deixará cerca de 20 mil alunos sem aula e 100 unidades escolares sem funcionamento. “Esgotamos todas as formas de negociação, como não houve uma negociação satisfatória, tivemos que adentrar no movimento paredista”, finaliza Carminha Oliveira.