UFSB e universidade americana parceiras no estudo da Mata Atlântica

Professores debatem o sistema cabruca
Ascom

Pesquisadores da Universidade Federal do Sul da Bahia, Universidade de Brown (EUA) e Universidade Estadual de Santa Cruz lançaram um projeto de pesquisa que tem como propósito estudar a restauração do bioma Mata Atlântica no Sul da Bahia.

Segundo o professor Daniel Piotto, participante do grupo de pesquisas e decano do Centro de Formação em Ciências e Tecnologias Agroflorestais da UFSB, "o que pode parecer ideias opostas para muitos, para a equipe do projeto é a questão central: como restaurar e conservar a Mata Atlântica promovendo o desenvolvimento econômico regional?". Para isso, a primeira fase da pesquisa será concentrada em estudos socioeconômicos e ecológicos para buscar formas eficazes de conciliar o desenvolvimento com a qualidade ambiental.

O projeto foi direcionado especificamente para o Sul da Bahia, devido à grande área ainda recoberta por remanescentes de Mata Atlântica na região, à existência de extensas áreas com sistemas agroflorestais e "cabrucas" e as peculiaridades da situação socioeconômica da região.

Toda pesquisa é financiada por uma doação anônima para a Universidade de Brown e será de grande valia não só para o bioma Mata Atlântica como também para outras regiões tropicais. A meta é que em cinco anos o projeto tenha conseguido alcançar seu objetivo.