Ponte recebe nova pintura em alusão à campanha Maio Amarelo

Avenida Lomanto Júnior é palco de campanha de conscientização
Secom/Roberto Tadeu

A ponte Lomanto Júnior, que liga o centro de Ilhéus à zona sul da cidade, ganhou nova pintura. A cor escolhida, amarela, faz alusão à campanha Maio Amarelo, que busca conscientizar motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres para a necessidade de diminuir os casos de violência no trânsito. Também no âmbito dessa iniciativa, a equipe de educação da Superintendência de Transporte e Trânsito (Sutran) de Ilhéus distribuiu, neste domingo, 17, panfletos com orientações para uma boa convivência no trânsito.

Segundo João Carlos da Silva, chefe da Sutran, a pintura da ponte busca chamar atenção de quem por ali transita. Ele destaca, ainda, entre o trabalho desenvolvido nesse fim de semana, a distribuição de panfletos orientando sobre a importância da diminuição da violência no trânsito, conscientizando acerca da necessidade de o pedestre atravessar as vias na faixa, e dos motoristas, ciclistas e motociclistas usarem equipamentos básicos, como cinto de segurança e capacete. “Além disso, é importante lembrar que conduzir veículo e falar ao telefone ao mesmo tempo é proibido. Essa prática é uma das causadoras de acidentes e pode gerar multa ao condutor”, explica Dias.

Maio Amarelo - O movimento foi criado com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. A escolha da data foi motivada pela Década de Ação para Segurança no Trânsito, lançada pela ONU em 11 de maio de 2011. Em maio também é comemorada a Semana Mundial de Segurança ao Pedestre.

A ação engloba toda uma campanha de conscientização, que vai desde a distribuição de panfletos informativos, realização de blitz educativas e palestras sobre cuidados no trânsito.