Canavieiras reajusta salários de profissionais da saúde

Agentes conquistam o piso salarial nacional
Ascom/Walmir Rosário

Em reunião com representantes dos agentes comunitários de saúde de Canavieiras, o prefeito Almir Melo anunciou em seu gabinete para a conquista do piso salarial nacional que, há muitos anos, era reivindicado pela categoria. O projeto de Lei que garante o piso será encaminhado à Câmara Municipal para apreciação e votação já na próxima semana, em cumprimento à Lei Federal 12.994/14. De acordo com o documento, os agentes que atualmente recebem R$950 mensais, passarão a ganhar R$1.014 para uma jornada de 40 horas semanais.

Explica o prefeito Almir Melo, que o envio do anteprojeto foi um compromisso assumido e que agora o aumento depende da apreciação dos vereadores, como preceitua a tramitação legal. “Fizemos este acordo porque sabemos da importância do trabalho dos agentes comunitários de saúde como estratégia fundamental na nossa política de saúde preventiva. O agente comunitário de saúde é o porta-voz da população e no sistema de saúde, é este profissional quem faz o elo entre a Prefeitura e a comunidade.”

De acordo com a secretária da Saúde, Roberta Barros, os agentes comunitários são responsáveis por integrar os trabalhos entre a atenção primária e a comunidade, fortalecendo o SUS com ações de vigilância e promoção em saúde. “O agente comunitário está na ponta do sistema, na casa do cidadão, conhecendo a realidade da população. Ele tem papel fundamental para que melhoremos a saúde da população como um todo. Nossa gestão se empenha em valorizar o profissional”.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde de Itabuna e região (Sintesi), Raimundo Santana, e o advogado do sindicato, Davi Pedreira, também estiveram no gabinete do prefeito Almir Melo para negociar o índice de reajuste salarial para Técnicos e Auxiliares de Enfermagem. O aumento no salário desses trabalhadores será de 7,5%. Segundo o prefeito, o reajuste é de grande relevância e vem atender a política pública de valorização do servidor.

Explica o prefeito Almir Melo, que os reajustes dos salários está sendo concedido, tendo em vista o planejamento realizado anteriormente, adequando o orçamento municipal às receitas e despesas. Explica o prefeito, que a cada dia os recursos estão cada vez mais escassos e essa adequação é que permite honrar os compromissos em dia.

Almir Melo disse aos sindicalistas que todos os direitos trabalhistas são garantidos e pagos pela Prefeitura e as conquistas dos servidores são reais, dentro das possibilidades. Lembrou, ainda, o prefeito, que atualmente os salários são pagos em dia – geralmente antes do final do mês –, bem como os pagamentos dos fornecedores.