Presidente da Nestlé convocado para falar sobre ameaça de fechamento em Itabuna

Salles é autor da proposição
Ascom

Parlamentares que compõem a Comissão de Agricultura e Política Rural da ALBA (Assembleia Legislativa da Bahia) aprovaram nesta terça-feira (5) convite ao presidente da Nestlé do Brasil, Juan Carlos Marroquín. A intenção do autor da proposição, deputado Eduardo Salles é saber mais informações do presidente da empresa sobre o fechamento da unidade processadora de leite instalada em Itabuna, no sul da Bahia.

“A Nestlé tem incentivos fiscais do governo estadual e precisa explicar melhor esse fechamento”, justificou Eduardo Salles. “A Bahia ficará sem produção de leite em pó, algo fundamental à nossa pecuária”, acrescentou. O parlamentar demonstrou preocupação porque a unidade de Itabuna ainda é a única processadora de leite em pleno funcionamento na Bahia.

“A CCLB (Cooperativa Central de Laticínios da Bahia), em Feira de Santana, fechou. E a de Itapetinga está em recuperação judicial e não atende os produtores em sua plenitude”, informou o deputado aos outros componentes do colegiado.

“As secadoras de leites são fundamentais para os produtores porque absorvem uma grande parte da produção do Estado. Se a unidade de Itabuna, que teve incentivos do governo, fechar, teremos problemas na cadeia produtiva do leite na Bahia”, alertou o deputado.

ReaberturaEm encontro realizado entre produtores de leite e o Sindileite (Sindicato das Indústrias de Laticínios da Bahia) com o secretário da SJDHDS (Secretaria EstadualJustiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social), Geraldo Reis, ocorrido no último mês de abril, Eduardo Salles propôs esforço conjunto para reabertura da CCLB.

Ficou acordado que Eduardo Salles e o deputado estadual Zé Neto, ao lado do Sindileite, produtores, SJDHDS, SDR (Secretaria de Desenvolvimento Rual), SEAGRI (Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura), SUDIC (Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial) e Casa Civil, comporão um grupo técnico para fazer estudos e definir metas que permitam a reabertura da processadora de leite de Feira de Santana.

Prerocupação também da oposição - Os rumores preocupam também o deputado estadual Augusto Castro, líder do bloco PSDB/PRB/PSC. Tendo sua principal base, ele receia que a saída da Nestlé aprofunde a crise enfrentada pela região.

A informação de que a unidade será desativada foi trazida a público em reunião da Comissão de Agricultura, pelo deputado Eduardo Salles (PP). Segundo informações, a Nestlé tem reduzido a compra da matéria-prima, que já chegou a uma demanda de 450 mil litros/dia e hoje está em 150 mil litros.

Para o deputado Augusto Castro, outro motivo de forte temor é que a consequência imediata de uma eventual desativação será a demissão de trabalhadores. “Esse perigo é o que mais nos preocupa, pois nossa região ainda enfrenta consequências de uma crise severa e não precisa de mais essa má notícia”, declara o parlamentar do PSDB.

Augusto lembra que a Nestlé ainda recebe incentivos fiscais do município e do Estado, por isso ele conclama os representantes do Executivo nas duas instâncias a se envolver no debate. “O prefeito de Itabuna e o governador não podem ficar calados, esperando o desastre acontecer”, afirma. Na reunião de ontem (5), a Comissão de Agricultura aprovou por unanimidade o encaminhamento de convite para que o presidente da Nestlé no Brasil esclareça a situação junto ao colegiado.