Tudo foi combinado, a ideia era governador estar presente, diz Jabes sobre praça

Jabes tira o corpo e diz que tudo tava combinado
Arquivo/JBO/Maurício Maron

Fonte palaciana de primeiro grau confirmou agora há pouco ao Jornal Bahia Online que o prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, vai acatar a decisão popular, que inaugurou por conta própria a reforma da praça São João Batista, no Pontal, neste final de semana. A obra estaria pronta há 45 dias, segundo relato de moradores, e este fato irritou um grupo que tomou a decisão de inaugurar a reforma executada por uma empresa privada. Rumores davam conta que o prefeito Jabes Ribeiro iria retardar a entrega para incluí-la no "pacote de obras" do Dia da Cidade, comemorado em 28 de junho.

Este, entretanto, já apresentou uma nova versão. E tirou a responsabilidade de suas costas.

De acordo com o prefeito, tudo estaria combinado com o grupo idealizador da reforma. E, juntos, aguardavam a definição da data oficial da visita do governador Rui Costa, prevista para ainda este mês, para inaugurar, com pompa, a obra que não lhe custou um só centavo.

Por outro lado, o aposentado José Rezende Mendonça, um dos líderes do movimento pela recuperação do espaço, criticou nas redes sociais o comportamento do governo municipal. De acordo com Mendonça, tudo o que aconteceu "é reflexo, de uma postura que não entendemos do Poder Público Municipal, que na reta final, não soube conduzir para um ato mais civilizado".

José Henrique Abobreira, que já foi vice-prefeito de Jabes e foi apresentado como um dos principais articuladores da reforma, disse, ontem, ao Jornal Bahia Online que o pensamento de Rezende representa o ponto de vista da maioria do grupo que liderou o movimento.