Povo reinaugura praça que Jabes só queria reabrir no Dia da Cidade

População ocupou o espaço que já estaria pronto há 45 dias
Facebook

O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, projetou a reinauguração da praça São João, no Pontal, para o Dia da Cidade, 28 de junho. Iria inaugurar a obra como se fosse sua, mesmo sendo uma iniciativa de uma empresa privada a pedido dos moradores locais.

O fato teria resultado numa iniciativa inédita, ocorrida neste sábado. Moradores locais não admitiram esperar pela festa do prefeito. E fizeram a festa da coletividade. A praça, que já está pronta, mas mantinha os tapumes inmpedindo o acesso das pessoas, já é do povo. Pelo menos, até que a Prefeitura resolva impedir novamente a entrada de populares.

Hoje, os tapumes foram retirados "na tora" por moradores e a praça "inaugurada" por eles próprios. "Não podemos esperar por uma festa que só interessa a ele. A praça está pronta e a juventude precisa dela", dedclarou um morador presente ao ato. A Polícia Militar foi chamada para impedir "a invasão". Mas apenas observou de longe a dercisão popular.

Uma nota pública foi emitida pelos organizadores da iniciativa. Leia abaixo. 

“À população de Ilhéus:

Há cerca de um ano, mais precisamente no dia 15 de julho de 2014, como resultado da mobilização da comunidade, capitaneada principalmente pelo morador do bairro e ex-vice-prefeito do Município, José Henrique Abobreira, o prefeito Jabes Ribeiro anunciou que a praça São João Batista, no Pontal, enfim seria reformada em uma parceria do Poder Público municipal com a construtora “Cidadelle Empreendimentos”.

A reforma foi feita ao longo de vários meses atendendo aos anseios da população que desejava ter de volta para o uso público da comunidade a tão querida praça. Inicialmente a obra estava prevista para ser entregue no dia 15 de dezembro de 2014.

Há cerca de 45 dias a reforma da praça enfim foi concluída. Porém, não tendo sido ainda inaugurada, a mesma permaneceu cercada por tapumes. Tal situação acabou por favorecer a utilização da praça para abrigar moradores de rua e usuários de drogas. Também, aproveitando-se da falta de visibilidade pública, inexistência de fiscalização e policiamento na parte interna, impossibilitado pela permanência dos tapumes, adolescentes, inclusive menores de idade, já utilizam a quadra de esportes e o espaço da praça para “festinhas” regadas a bebidas, além de usar os brinquedos destinados às crianças, já ameaçando, inclusive, danificar os equipamentos.

Tendo em vista tal situação, moradores, comerciantes, entidades carnavalescas, associações e o grêmio recreativo Jorginho e Cia, estão se mobilizando para abrir a praça, e entregar à comunidade neste sábado 25/04/2015, com um grande ato de “Inauguração Popular”. O objetivo é garantir a segurança da comunidade e das próprias melhorias efetuadas com a reforma da praça.

Agradecemos à “Cidadelle Empreendimentos” por sua Responsabilidade Social demonstrada com esse investimento, deixando claro, que, seja na “Inauguração Popular”, ou em solenidade oficial, a comunidade estará de braços abertos para receber seus representantes”.