Coordenadores pedagógicos recebem treinamento do Pacto pela Alfabetização

Debate sobre o futuro da educação em Canavieiras
Ascom/Wagnevilton Ferreira

A Prefeitura de Canavieiras, por meio da Secretaria da Educação, realizou nesta sexta-feira (24), formação do Pacto com Municípios pela Alfabetização, com os nove coordenadores das turmas do 4º e 5º ano das escolas municipais. O projeto do Governo do Estado, que visa alfabetizar as crianças na idade certa (até os 8 anos), atendendo estudantes do 1º ao 3º ano do ciclo da alfabetização, foi ampliado e agora envolve toda a primeira fase do ensino fundamental.

Segundo a secretária municipal da Educação, Emília Cristina Augusto dos Santos, a capacitação é fundamental para a consolidação do processo de alfabetização das crianças. “Os processos formativos são ciclos contínuos. Nossos coordenadores estão sendo qualificados com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino, atuando junto aos professores nas ações na sala de aula e como consequência contribuindo para a elevação dos indicadores educacionais do município”, explica Emília.

O objetivo do projeto é garantir a alfabetização de todas as crianças até o terceiro ano do Ensino Fundamental. Além disso, que todas as crianças e jovens estejam na escola com o desempenho adequado à série em que se encontram. Com isso, ainda de acordo com a gestão estadual, a expectativa é de que os indicadores de desempenho das escolas no estado sejam elevados significativamente até 2018.

Faz parte dos compromissos do Estado, entre outras ações, atuar na formação de coordenadores pedagógicos de escola; disponibilizar material didático de alfabetização para o trabalho na áreas de Língua Portuguesa e Matemática e material de literatura infantil; promover o acompanhamento do desempenho dos estudantes nas classes do ciclo de alfabetização; disponibilizar sistema de gerenciamento dos dados da Provinha Brasil–AlfaBahia; promover encontros para divulgação, análise e orientação para o planejamento de intervenções, a partir do dados da avaliação diagnóstica e da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA).

O município, por sua vez, fica a cargo de designar profissional para atuar na formação dos coordenadores com atuação no 4° e 5° anos; garantir condições mínimas para a realização da carga horária presencial de formação desses coordenadores; assegurar condições para efetivação do acompanhamento às classes do 1° ao 3° anos e do 4° e 5° anos; promover reuniões de acompanhamento e participar das avaliações externas da alfabetização, bem como das avaliações diagnósticas, alimentando o sistema Alfa Bahia e utilizando os resultados no planejamento de ações de intervenção.

No início do mês de abril, o prefeito Almir Melo participou em Salvador, do lançamento e assinatura do Termo de Compromisso do programa “Educar para Transformar – Um Pacto pela Educação”, do Governo da Bahia. Na ocasião, o prefeito Almir Melo ressaltou a importância da integração entre a família e os educadores para a formação do caráter dos jovens, que devem receber a motivação dessas duas “instituições”. Para ele, o processo só se dá de forma correta quando há o acompanhamento das duas partes, conjugando esforços para transmitir e facilitar aos educandos o conhecimento durante o aprendizado.

Será realizada no próximo dia 12 de maio uma Audiência Pública com diretores, professores e coordenadores das escolas municipais para debater o Plano Municipal da Educação.