Canavieiras vacina contra a gripe

Vacinação será iniciada entre os "grupos prioritários"
Arquivo

A Secretaria da Saúde da Prefeitura de Canavieiras participa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza 2015. A imunização tem início na próxima segunda-feira (27) e vai até o dia 22 de maio, com ênfase para o “Dia D” (Dia de Mobilização Nacional, que será realizado no sábado, dia 9 de maio).

A recomendação do Setor de Vigilância Epidemiológica é que devem ser imunizados idosos maiores de 60 anos, trabalhadores de saúde, população indígena, gestantes em qualquer fase gestacional e mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias. O público-alvo também inclui crianças de seis meses a menores de dois anos, população privada de liberdade, pessoas com doenças crônicas, tais como diabetes e problemas renais, além de transplantados, mediante a apresentação de documento médico.

Explica a secretária Municipal da Saúde, Roberta Barros, a Influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral e a doença pode levar a complicações graves e a morte, especialmente nos grupos de alto risco para as complicações da infecção viral. “A principal ação para prevenir esta doença é a vacinação”, informa a secretária.

De acordo com Roberta Barros, a escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Para planejar o trabalho em nível municipal, a equipe da Secretaria de Saúde de Canavieiras promoveu reuniões com representantes da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) onde recebeu todas as orientações técnicas sobre a campanha 2015.

A Vigilância Sanitária já divulgou as ações de imunização que serão realizadas no sábado (9 de maio), o “Dia D da Vacinação”. Segundo o planejamento, todas as Unidades de Saúde da Família estarão abertas das 8 às 17 horas, para atender o público-alvo da campanha. Uma das recomendações é que levem as carteiras de vacinação, onde serão anotadas a aplicação da vacina.

A Secretaria da Saúde está realizando uma ampla mobilização para atingir as metas estipuladas para a  Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza 2015. Para isso, estão sendo utilizados diversos meios de comunicação, a exemplo de emissora de rádio, serviço de alto-falante, carros de som, e agentes de saúde.

As comunidades do interior do Município também fazem parte do público-alvo da Campanha de Vacinação, cuja logística utilizada inclui as visitas semanais das equipes médicas nas diversas regiões. “Nossas campanhas de vacinações estão atingindo níveis satisfatórios, superando todos os resultados de anos anteriores”, informa a secretária Roberta Barros.