Jabes lança projeto para limpar a cidade e salvar o mandato

Sujera é a maior preocupação do prefeito
Arquivo/JBO/Maurício Maron

O prefeito Jabes Ribeiro, lançou, na manhã desta quarta-feira, 22, no salão nobre do Palácio Paranaguá a operação ‘Ilhéus em Ação – Cidade de todos’, cuja iniciativa visa a união de esforços para sanar problemas pontuais que interferem na rotina da cidade, como o acúmulo de entulho e lixo em pontos viciados, pontos de ônibus deteriorados, além de estimular a consciência cidadã da população. A operação será iniciada na próxima segunda-feira, dia 27.

Segundo o prefeito, a intenção é que o projeto contemple ações que reforcem a cidadania dos moradores de Ilhéus, conscientizando a população para o seu papel enquanto agente de transformação e manutenção da ordem na cidade. “Hoje, a prefeitura lança uma operação, mas a população dará o tom desse trabalho. Vamos colocar funcionários nas ruas trabalhando diuturnamente, mas precisaremos da contribuição de cada um dos ilheenses”, destacou Ribeiro.

Participaram do lançamento o vice-prefeito Carlos Machado (Cacá), que assumiu a coordenação do projeto, o presidente da Câmara, Tarcísio Paixão, a reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Adélia Pinheiro, os vereadores James Costa, Luiz Carlos (Escuta), Josevaldo Machado (Dr. Jó), Gilmar Sodré, Nerival Nascimento e Roque do Sesp, o provedor da Santa Casa de Ilhéus, Eusínio Lavigne, o representante do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) de Ilhéus, Luis Silveira, e o diretor do Banco do Brasil na cidade, João Faustino Neto.

Diagnóstico – O prefeito Jabes Ribeiro explicou que o ponto de partida do projeto foi o diagnóstico de problemas que se agravara em diversos pontos da cidade, como o descarte de entulho em ruas e avenidas. “Dessa forma, mapeamos os pontos de ônibus danificados, identificamos aqueles terrenos onde se costuma colocar entulho e lixo irregularmente, as vias danificadas, locais com mato alto”, comentou.

Operação – Segundo o vice-prefeito Carlos Machado, responsável pela coordenação dos trabalhos, a cidade foi dividida em quatro áreas estratégicas. A zona I compreende parte da ala sul, incluindo bairros como Pontal, Hernani Sá, Nelson Costa e Nossa Senhora da Vitória. A II, reúne bairros centrais ou próximos ao centro, como Teotônio Vilela, Conquista e avenidas principais. Da zona III fazem parte bairros localizados na ala norte, como Jardim Savóia, Barra e Iguape. Por fim, integram a zona IV comunidades como Salobrinho, Banco da Vitória, Olivença e localidades rurais.

Nesses bairros, serão executadas as ações da primeira fase da operação: roçagem, capinagem, remoção de entulho, manutenção de praças, limpeza de praias, desentupimento de bueiros, manutenção da iluminação pública e vias públicas. Após a realização desse trabalho, a localidade estará pronta para receber a segunda fase, que compreende a operação tapa-buracos, recapeamento asfáltico, instalação de semáforos e novos abrigos em pontos de ônibus, reurbanização de praças, incentivo à adesão de empresas ao programa Adote uma Praça e a recuperação de quadras poliesportivas.

O projeto será contínuo. “Enquanto a primeira fase é realizada num determinado bairro, haverá outra equipe em campo, já noutra localidade, executando a segunda fase, por exemplo”, explica o prefeito. Durante todo o trabalho, que, como destacou o vice Carlos Machado, tem início, mas não tem data para encerramento, os locais com ações da operação serão sinalizados com placas, além disso os trabalhadores que atuam na varrição, capinagem e outros serviços receberão novos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), para garantir a segurança.

Também prestigiaram o ato na Prefeitura, Guido Paternostro, representante do Lions Clube, Paulo Machado, diretor da 13ª Ciretran, Maria do Socorro, Presidente da Associação de Moradores do Ilhéus II, Nilza Lima, representante da Legião Feminina Regeneração Sul Baiana, Adilson Conceição, presidente da Associação de Moradores do Hernani Sá, Paulo Moreira, representando o Rotary Clube, o presidente do Sindicato do Comércio de Ilhéus, Antonio Costa, Josuel Santos, representante da Associação de Moradores do Alto Bela Vista, além de secretários municipais, imprensa e representantes da Caixa Econômica Federal.

Da Redação: A falta do cuidar da cidade é um dos principais pontos de críticas ao prefeito nas pesquisas de avaliação do seu governo. A limpeza não é aprovada e os ilheenses, segundo pesquisas internas a que tivemos acesso, diz que sonha como novo perfil de administrador da cidade, aquele que tenha boa intenção "em cuidar de pasectos essenciais do dia-a-dia".