Diretoria de Atendimento do Sebrae Bahia visita iniciativas de sucesso

Dirigentes da entidade durante visita a uma marca de chocolates finos da cidade
Ascom/Sebrae/Renata Smith

O diretor de Atendimento do Sebrae Bahia, Franklin Santos, esteve no Sul do estado para conhecer de perto algumas experiências de sucesso em empresas locais e no Balcão do Empreendedor. 

O primeiro ponto da agenda foi o Balcão do Empreendedor de Ilhéus, município que hoje atende a 5,3 mil empreendedores formalizados. No acumulado de 2014, ultrapassou a marca de 500 novas empresas formalizadas pelo balcão, a maioria no setor de Comércio Varejista de Artigos do Vestuário e Acessórios. O balcão fica situado no prédio anexo à Prefeitura, na Rua Santos Dumont, ao lado do Palácio Paranaguá, no Centro.

No local, ele foi recebido pelo secretário de Indústria e Comércio, Roberto Garcia, que reconheceu a importância do Sebrae na formatação do Balcão do Empreendedor. Franklin Santos reforçou a disposição para manter e dinamizar a parceria, para ampliar as facilidades e melhorar o atendimento às micro e pequenas empresas.

Depois, o diretor seguiu ao centro do comércio local para conhecer empreendimentos que se destacam em seu setor, como salões, mercados e lojas de chocolates finos. Na cidade, há, pelo menos, sete lojas que comercializam, com êxito, chocolates finos com sua própria marca. Um ponto de parada foi a empresa Chor que funciona no Quarteirão Jorge Amado, no Centro Histórico de Ilhéus.

Inaugurada em setembro de 2013, a loja é um sucesso, visitada por nativos e, principalmente, por turistas, que podem provar mais de17 variedades de chocolates sofisticados, com preços que variam de R$ 4 a R$ 200.  A empresária e publicitária Luana Lessa destacou o surgimento das marcas regionais. Ela disse que sua loja ampliou o público alvo e agora é também um dos pontos de visitação de turistas que chegam a Ilhéus em transatlânticos.

Franklin Santos visitou as instalações da Chor, destacou a qualidade do produto e defendeu a valorização da identidade local através de seus produtos. “Uma sugestão seria criar uma rua temática com diversos pontos de venda de chocolate para dinamizar ainda mais o setor”, comentou.

A visita do diretor de Atendimento foi acompanhada pelo gestor do programa Negócio a Negócio, José Carlos Oliveira, e pela gerente regional do Sebrae, Claudiana Figueiredo que reforçou a importância das parcerias e união de esforços para desenvolvimento das empresas nos 28 municípios atendidos pela instituição na região.

Visitas também a instituições - O Diretor de Atendimento do Sebrae Bahia, Franklin Santos, também foi recebido em Ilhéus e Itabuna por plateias formadas por representantes de instituições parceiras, além de empresários atendidos pelos projetos setoriais de Turismo, Chocolate, Comércio e Serviços, Apicultura e Economia Criativa. Os encontros aconteceram nos dias 16 e 17 de abril.

Para auditórios sempre lotados, o diretor falou sobre estratégias de trabalho. “O desafio é aumentar a quantidade de empresas atendidas, mas sem descuidar da qualidade. Queremos volume, mas também proximidade com nossos clientes”, afirmou. Lembrando que a pequena empresa representa uma fatia de 26% do PIB baiano, ele destacou que o atendimento tem três pilares básicos. "As legislação para o setor, a competitividade empresarial e o papel do Sebrae como agente de desenvolvimento”.

Para a gerente regional do Sebrae Ilhéus, Claudiana Figueiredo, a presença da diretoria “tem significado especial, porque nos dá a certeza da credibilidade do  nosso trabalho”.

Alguns parceiros falaram sobre a visita.  “O Sebrae foi fundamental para reestruturar o trabalho interno e administrativo da CDL”, afirmou o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Ilhéus, Paulo Ganem. O vice-prefeito de Ilhéus, Carlos Machado destacou que “A credibilidade que o Sebrae traz para nossas ações é muito importante”.

Participaram dos encontros, representantes entidades parceiras como os institutos Cabruca e Arapyau, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Social da Indústria (Sesi), Associação Comercial de Ilhéus (ACI), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação de Turismo de Ilhéus (ATIL), Associação Cacau Sul da Bahia, Instituto Cabruca, Associação de Produtores de Cacau (APC), secretarias municipais de  Agricultura, Indústria e Comércio e Desenvolvimento Social, entre outros.

Em reunião interna com as equipes dos pontos de atendimento do Sebrae, Franklin Santos elogiou a qualidade do trabalho de execução das metas anteriores estabelecidas e projetou como nova meta para este ano, que sejam executados 40 % do orçamento até junho. “Esse olha interno sobre nosso trabalho é um importante suporte para nossa ação”, afirmou o analista do Sebrae Ilhéus. Michel Lima.