Estado e universidades aprovam criação de um consórcio pela melhoria do ensino

Reitores e representantes de 10 universidades e institutos tecnológicos, estaduais e federais, aprovaram a criação
GOVBA

Reitores e representantes de 10 universidades e institutos tecnológicos, estaduais e federais, aprovaram, com unanimidade, a criação de um consórcio permanente de instituições públicas de ensino superior com o Governo da Bahia. A proposta foi acordada em reunião com o secretário estadual da Educação, Osvaldo Barreto, e o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Manoel Mendonça, nesta quinta-feira (16/04), na sede da Secretaria da Educação.

A princípio, o consórcio atuará em quatro eixos: a cobertura digital, cujo projeto é dotar o Estado de rede de banda larga; a implementação de Parques Tecnológicos que contribuam para o desenvolvimento das diferentes regiões; a formação de professores para a educação básica e o compartilhamento de recursos, laboratório, pessoal e equipamentos entre as instituições.

 

“Esperamos que, a partir de agora, com esta articulação, possamos construir uma agenda comum para o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado”, informa o secretário estadual da Educação, Osvaldo Barreto, ressaltando a parceria para a melhoria da qualidade da educação básica – foco principal do programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação, lançado recentemente pelo governador Rui Costa. O secretário pontuou a necessidade da formação multidisciplinar dos professores para atender aos desafios futuros da educação.

 

O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Manoel Mendonça, acredita que esta “instância poderá contribuir para a política de ciência e inovação do Estado e para a ampliação da infraestrutura de banda larga frente às novas demandas do Estado.”

O reitor da Universidade Federal Sul da Bahia (UFSB), Naomar Almeida Filho, afirma que esta “é uma iniciativa histórica, várias tentativas já foram feitas para esse tipo de articulação, mas não obtiveram sucesso. Acredito que, agora, há um planejamento que pode encorajar a viabilidade desse diálogo permanente”.

“Vejo de forma positiva esse canal de diálogo permanente, torço para que essa articulação venha, de fato, contribuir para realizações que garantam a melhoria da educação superior no Estado”, disse o reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Paulo Roberto Pinto. “Poderemos trabalhar numa perspectiva de cooperação, na construção de projetos comuns”, salientou Paulo Miguez, vice-reitor da Universidade Federal da Bahia.

A proposta será apresentada ao governador Rui Costa, com a assinatura de Memorando de Entendimento para formalização do consórcio.

 

Instituições participantes: Participaram da reunião e decidiram pelo consórcio, reitores e representantes das seguintes instituições: Universidade Federal da Bahia (Ufba), Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Universidade Federal Sul da Bahia (UFSB), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilabe Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba).