Inaugurado Distrito Integrado de Segurança Pública em Uruçuca‏

Estrutura física para melhorar a segurança
Carol Garcia/GOVBA

A segurança da população do município de Uruçuca, no litoral sul do estado, ganhou um reforço na manhã deste sábado (18) com a inauguração do Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep). A nova unidade, entregue pelo governador Rui Costa e o secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, teve investimento superior a R$ 3 milhões e integra as polícias Militar e Civil, além do serviço de emissão de carteira de identidade. O equipamento é o primeiro dos 34 a serem inaugurados na Bahia.

"O distrito é uma forma de fazer a integração física e efetiva do trabalho das polícias Civil e Militar que, primeiro, oferece mais conforto para a população que recorre aos serviços e, segundo, proporciona melhores condições de trabalho para nossos profissionais de segurança", disse Rui Costa. O Disep reúne as ações da 7ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) e do 5º Pelotão da 72ª Companhia Independente de Polícia Militar, que integra o Comando do Policiamento da Região Sul. 

A estrutura é dividida em três módulos e inclui área administrativa, atendimento ao público, salas de investigação, cartório, audiências, alojamentos para policiais e custódia de presos em flagrante. Um posto do Instituto Pedro Melo do Departamento de Polícia Técnica (DPT) oferece o serviço de emissão de carreira de identidade. 

Para a professora Yonara da Silva, o Disep garante mais segurança e cidadania. "É muito importante poder tirar a identidade aqui, sem precisar viajar, sem falar na segurança maior para nossa cidade". Outros quatro distritos integrados serão instalados em Capim Grosso, Bonito, Iguaí e Buritirama.

Encontro escolar - Ainda em Uruçuca, Rui Costa visitou o Colégio Estadual Carneiro Ribeiro, onde avaliou melhorias na estrutura, na quadra poliesportiva e conversou com alunos e educadores. Com 700 estudantes de ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), a unidade funciona há 85 anos em um prédio histórico. Aluno do 3° ano, Mateus Oliveira acredita que uma educação melhor é responsabilidade de toda a sociedade. "A boa estrutura da escola é muito importante porque é a raiz de bons cidadãos". 

No Centro Educacional do Município, Rui Costa foi recebido com uma apresentação do coral de alunos, existente há dois anos, e participou da entrega dos prêmios ‘Aluno Nota Dez’ e ‘Professor Destaque’, que reconhecem e incentivam os melhores estudantes e docentes do município no último ano. 

O objetivo das visitas do governador Rui Costa aos estabelecimentos de ensino da rede estadual é estabelecer uma maior aproximação com a comunidade escolar, afirmando o compromisso do Pacto pela Educação na Bahia.