Canavieiras apresenta demandas em escuta do PPA Participativo

Debate e participação popular
Ascom

O Secretário de Agricultura de Canavieiras, João Brasil, participou, nesta quinta-feira (16), da escuta social do Plano Plurianual Participativo (PPA 2016-2019), que reuniu representantes dos Colegiados de Desenvolvimento Territorial (Codeter´s) dos municípios que integram o Território do Litoral Sul. A reunião teve como objetivo fazer uma avaliação geral das demandas apresentadas no último PPA Participativo (2011-2015) e determinar as propostas para os próximos quatro anos, que estarão no plano do governo estadual.

O PPA estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública estadual, considerando as despesas de capital e outras delas decorrentes, e as relativas aos programas de duração continuada. O ponto de partida dos trabalhos é o Programa de Governo Participativo (PGP), o plano do governo Rui Costa, elaborado ao longo de seis meses, no ano passado, no qual as sugestões apresentadas indicaram as ações e políticas públicas a serem adotadas no plano de governo.

Entre os investimentos previstos pela Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia (Seplan) para Canavieiras, dentro do tema Infraestrutura para o desenvolvimento integrado e sustentável, constam um embarcadouro no sítio histórico e a reforma e ampliação do aeroporto.  Segundo o prefeito Almir Melo, as operações de voo em Canavieiras foram interrompidas há cerca de 10 anos, causando prejuízos incalculáveis para a aviação de pequeno e médio porte.

Informa o prefeito, que algumas companhias áreas manifestaram o interesse em implantar linhas regulares interligando Canavieiras a Salvador, Vitória, Rio de Janeiro e São Paulo. “Nossa aeroporto possui localização estratégica e por isso dispendemos todo o esforço para reativar este importante equipamento, pois em muito breve esperamos contar com os voos comerciais aqui em Canavieiras”. O aeroporto municipal possui uma pista com 1.360 metros de comprimento e já operou voos das empresas Varig, Cruzeiro do Sul, Panair do Brasil, táxis aéreos e aeronaves particulares. 

Ainda de acordo com o prefeito, a Prefeitura de Canavieiras, por meio da Secretaria de Obras e Transportes, no sentido de oferecer melhores condições para o atracamento de embarcações. “Esse investimento facilitará a atracação das embarcações de pequeno porte que fazem o trajeto Canavieiras-Belmonte. Também serão beneficiadas outras embarcações de turismo, que passarão a operar oferecendo conforto e comodidade aos usuários”, conclui.