Ilhéus e Itabuna têm cursos gratuitos com mais de 900 vagas

Primeira palestra foi sobre identidade visual
JBO/Maurício Maron

Orientação empresarial, palestras e oficinas gratuitas, com 930 vagas disponíveis para a capacitação de Microempreendedores Individuais (MEI) do Sul Baiano. Foi assim, com o esforço concentrado de técnicos do Sebrae e entidades parceiras, que a 7ª edição da Semana do MEI começou, nesta segunda-feira, dia 13, às 10h. A abertura do evento aconteceu na Associação Comercial de Ilhéus (ACI), no Centro, e marcou o início da programação, que prossegue até o dia 18.

No Sul da Bahia, a Semana do MEI será oferecida nas cidades de Ilhéus, com 570 vagas, e Itabuna, com 360. Para as vagas do primeiro município, as inscrições podem ser feitas no ponto de atendimento do Sebrae, na Praça José Marcelino, 100, Centro, Avenida Dois de Julho. As capacitações acontecerão no auditório da Associação Comercial (ACI), também no Centro. Já em Itabuna, as inscrições e toda a pauta de atividades da Semana do MEI acontecem no ponto de atendimento do Sebrae, na Rua Paulino Vieira, 175, Edf. Lizete Mendonça, Centro.

A oferta de capacitações, com a possibilidade de tirar dúvidas, buscar novos conhecimentos, melhorar o desempenho dos negócios e, até, sair da informalidade, deixou os empreendedores entusiasmados, como o empreendedor Valmon Dias, de Olivença, dono de uma empresa de fabricação de móveis sustentáveis. “Nesse primeiro momento, vim interessado no tema da palestra de abertura, que falou sobre identidade visual” explicou.

Na unidade regional do Sebrae, que abrange 28 municípios do Sul da Bahia, de acordo com o analista do Sebrae Michel Lima, o número de microempreendedores individuais cresceu 29,92% em 2014, percentual superior ao do estado, de 21,57%. Em dezembro de 2013, a região tinha mais de 13,3 mil MEI formalizados. Já no final de 2014, chegou a 17,3 mil. No município de Itabuna, são 5,5 mil Microempreendedores Individuais e em Ilhéus, 5,6 mil.

Evento atrai empreendedores iniciantes e experientesComo inspiração para quem quer começar, estão os empreendedores que já se beneficiaram com a formalização e os novos conhecimentos, como as cabeleireiras Maria do Socorro Cardoso e Maria Marcelina Luz, membros da Associação dos Profissionais de Beleza e Cosméticos de Ilhéus (Asbelc), que garantiram que estarão presentes ao longo da programação. Registrada como MEI há cerca de três anos, com uma média mensal de 150 atendimentos, Maria do Socorro não esconde a satisfação em participar de eventos em que possa crescer, a exemplo das missões empresariais, com o apoio do Sebrae.

“Quando volto de um evento, abro o meu salão, olho para os lados e dá vontade de renovar tudo na empresa”, afirma. Maria Marcelina completa: “Eu vejo nas missões empresariais um leque de novas oportunidades para conhecer tendências, dicas de produtos e manter uma convivência com profissionais que a gente só conhece pela televisão”.

O secretário municipal de Indústria e Comércio (Sedic), Roberto Garcia, afirma que a Semana do MEI também fará a divulgação das ações do Balcão do Empreendedor de Ilhéus, além de tratar de temas como acesso ao crédito. O Balcão do Empreendedor, o CrediBahia e o Balcão de Empregos funcionarão, na ACI, das 14h às 19h, durante a semana.

Em Ilhéus, a Semana do MEI é realizada pelo Sebrae, em parceria com as secretarias municipais de Desenvolvimento Social (SDS) e Indústria e Comércio (Sedic), Associação Comercial de Ilhéus (ACI), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Banco do Brasil, Faculdade de Ilhéus e Programa de Microcrédito do Estado da Bahia (CrediBahia). Na Bahia, a ação tem a parceria do INSS, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, SESCAP, SindiConta, Fapesb e Amicro.