Semana do Empreendedor acontece em Ilhéus na próxima semana

Ilhéus é destaque no empreendedorismo nas mais diversas atividades
Arquivo JBO/MaurícioMaron

No período de 13 a 17 deste mês, o auditório da Associação Comercial de Ilhéus (ACI), situado no centro da cidade, será palco da Semana do Empreendedor – Bons Dias Para Boas Ideias. Além de contribuir para o fomento do empreendedorismo individual, o evento também objetiva divulgar os serviços oferecidos pelo Balcão do Empreendedor, instalado no andar térreo do Anexo Único de Secretarias da Prefeitura. Inteiramente gratuitas, as inscrições podem ser efetuadas no Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), sediado na Avenida Dois de Julho, ao lado do Centro Cultural Bataclan, em horário comercial.

O secretário municipal de Indústria e Comércio (Sedic), Roberto Garcia, chama atenção para o fato de que a Semana do Empreendedor disponibilizará diversas capacitações com o objetivo de qualificar, ainda mais, os Microempreendedores Individuais (MEI). “Além disso, é sempre bom ressaltar que também falaremos do acesso ao crédito visando à criação de novos negócios e à ampliação dos existentes”, comenta, acrescentando que o Balcão do Empreendedor, o CrediBahia e o Balcão de Empregos estarão funcionando, na ACI, das 14 às 19 horas.

A promoção é das secretarias municipais de Desenvolvimento Social (SDS) e Indústria e Comércio (Sedic) e o apoio, do Sebrae, ACI, CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), Banco do Brasil, Faculdade de Ilhéus e CrediBahia (Programa de Microcrédito do Estado da Bahia).

Roberto Garcia destaca que o evento será marcado por uma grande exposição de empreendedores, que apresentarão diversos trabalhos, como confecções, artesanatos e móveis rústicos. Além de cursos gratuitos, ministrados por técnicos do Sebrae, a Semana do Empreendedor – Bons Dias Para Boas Ideias, continua o titular da Sedic, também abrirá espaço para a economia criativa (Pontal, Olivença, Conquista e Hernani Sá). Atualmente,segundo Garcia, há cerca de 5.600 microempreendedores individuais.

Programação - A Semana do Empreendedor – Bons Dias Para Boas Ideias - será enriquecida pelos seguintes momentos: na sala 1, dia 13, Palestra “Identidade Visual – Atraindo Clientes da sua Marca”, das 10 às 12 horas; Oficina “Sei Comprar”, das 14 às 17 horas; e Oficina “Sei Crescer”, das 18 às 22 horas. Dia 14, Palestra “Como Arrumar o Ponto de Venda”, das 10 às 12 horas; Oficina “Sei Vender”, das 14 às 17 horas; Oficina “Sei Crescer”, das 18 às 22 horas. Dia 15, Palestra “Planejando o Futuro do Meu Negócio”, das 10 às 12; e oficinas “Sei Crescer” e “Sei Controlar Meu Dinheiro”, das 14 às 17; Dia 16, Palestra “Gerenciando o Fluxo de Caixa com Eficiência”, das 10 às 12 horas; Oficina “Sei Planejar”, das 14 às 17; e Oficina “Sei Crescer”, das 18 às 22 horas.

Por fim, no dia 17, a Semana do Empreendedor contará com a Palestra “Como Divulgar o Seu Negócio”, das 10 às 22 horas; e a Oficina “Sei Empreender”, das 17 às 17 horas. Já na Sala 2, de 13 a 17 de abril, Curso “Atendimento ao Cliente”, das 14 às 18 e das 18 às 22 horas.