Recadastramento de aposentados da Educação começa nesta quarta

Início de uma nova etapa
Arquivo/Google

Tem início nesta quarta-feira (1°) a terceira etapa do recadastramento anual da Previdência Estadual. Estão convocados a atualizar seus dados cadastrais os 53,8 mil aposentados e pensionistas ligados à Secretaria da Educação (SEC). Os inativos devem buscar atendimento da Previdência Estadual em qualquer uma das 49 unidades Ceprev localizadas nos postos SAC e Pontos Cidadão ou no SAC Servidor, que atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Multishop Boca do Rio. 

Como nos anos anteriores, os inativos da SEC seguirão escalonamento por ordem alfabética, no período de abril a junho. Aqueles residentes em Salvador e Região Metropolitana serão divididos em três grupos: em abril, serão convocados inativos com iniciais de "A" a "I". Para o mês subsequente, deverão responder ao chamado da Previdência Estadual aposentados com nomes iniciados pelas letras de "J" a "M". Por último, em junho, será a vez dos inativos com iniciais de "N" a "Z". Inativos que residem no interior, fora do estado ou em municípios ainda sem cobertura previdenciária, o recadastramento pode ser feito a qualquer tempo de abril a junho. 

Atendimento - Para efetivar o recadastramento, deve-se apresentar os seguintes documentos originais: RG ou outro documento de identidade oficial com foto atual e em bom estado de conservação; CPF e comprovante de endereço, como contas de água, luz ou telefone. O procedimento ainda pode ser agendado para os Postos SAC do Shopping Paralela, Salvador Shopping, SAC Feira Centro II, Conquista II (em Vitória da Conquista) e Passeio Norte, em Lauro de Freitas (0800 071 5353/4020-5353).

Quem residir fora da área de cobertura previdenciária do Estado poderá efetuar o recadastramento via correspondência, enviado os documentos autenticados para: SUPREV - Avenida Dom João VI, n° 1.050, 2° piso, Brotascenter, bairro Brotas, Salvador – Bahia, CEP: 40.290-900. É imprescindível sinalizar a parte externa do envelope a palavra “RECADASTRAMENTO”.

Em caso de impossibilidade de locomoção ou doença grave, o recadastramento pode ser feito mediante procuração por instrumento público (originais e cópias), emitida até seis meses antes da data atual, ou através de formulário próprio disponibilizado gratuitamente pela Previdência Estadual, além de atestado médico original emitido até 30 (trinta) dias, comprovando a dificuldade no deslocamento ou a doença grave.

No caso de ausência do domicílio, é necessário apresentar um atestado de vida, declaração que pode ser concedida por uma autoridade pública, como médico ou delegado, confirmando que aquele servidor está vivo e reside no município informado.

Já os casos de falecimento deverão ser imediatamente comunicados pelos familiares do ex-servidor, mediante a apresentação da respectiva certidão de óbito em quaisquer das unidades Ceprev, envio pelos Correios à Suprev (endereço acima) ou por fax: (71) 3116-5464/5418.

Informações adicionais, como a lista de documentos exigidos e o endereço de todas as unidades Ceprev estão disponíveis no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br), ou ainda, pelo 0800 071 5353 /4020-5353. Vale lembrar que o recadastramento dos inativos da Secretaria da Saúde (Sesab) acontece até amanhã (31).