Manifestação marca Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual

Canavieiras e a proteção aos jovens
Arquivo JBO/MaurícioMaron

Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado em 18 de maio, as secretarias da Educação, Saúde e Assistência Social vêm se reunindo com o objetivo de organizar as ações a serem desenvolvidas para marcar a data. O Projeto "Dia 18 de maio - Faça bonito: Proteja nossas crianças e adolescentes" tem como público-alvo os alunos e pais da Rede Municipal de Ensino de Canavieiras e o objetivo é mobilizar, sensibilizar e conscientizar a comunidade para o enfrentamento da violência sexual infanto-juvenil.

Sob a coordenação da do Centro de Referência Especializado de Assistência Social  (Creas), diversas ações serão desenvolvidas para que o tema tenha uma maior abrangência e as pessoas saibam as formas de enfrentamento desta violência: Capacitar coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino sobre as questões de direitos de crianças e adolescentes; alertar pais de crianças de até 9 anos de idade sobre os fatores de risco para a violência sexual; visitas de profissionais da Secretaria de Saúde às escolas para informar sobre planejamento familiar e escolhas de métodos contraceptivos; realização de feira de ciências nas escolas do campo abordando o tema e apresentando-o para a comunidade; utilização da matéria de Ciências como porta de acesso à abordagem do assunto; divulgação dos trabalhos realizados pelos alunos das escolas da Rede Municipal.

Segundo a psicóloga do Creas, Márcia Moure, o fenômeno do abuso sexual em Canavieiras é constatado na rotina do trabalho realizado no órgão. "Trata-se de uma realidade verificada nas entrevistas e acompanhamentos psicossocial, bem como nas denúncias vindas dos órgãos parceiros, como o Conselho Tutelar. Através desta campanha, queremos convocar a todos (família, escolas, sociedade civil, governantes, profissionais da saúde, igrejas, mídia) para assumirem o compromisso no enfrentamento da violência sexual, para que toda a sociedade brasileira possa despertar para o tema e tomar conhecimento das ações de enfrentamento", explica a psicóloga.

18 de Maio - O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual foi criado em 2000, pela Lei Federal N°. 9970/00. Nesse dia, em 1973, Araceli Cabrera Sanches, uma menina de oito anos foi seqüestrada e assassinada depois de sofrer violência sexual por homens adultos em Vitória (ES). Os assassinos ficaram impunes.