Conferência na Argentina destaca novo modelo de Universidade da UFSB

Naomar de Almeida Filho
Ascom

A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e seu reitor, Naomar de Almeida, ganharam destaque na Conferência intitulada de “A Universidade do Século XXI”, na Argentina.

Naomar se sobressaiu na Conferência ao discursar sobre a necessidade de um novo modelo de Universidade, principalmente no Brasil, onde ainda existem fatores que impossibilitam o ingresso de todos os setores da sociedade em instituições de ensino superior.

Ele citou a UFSB como exemplo dessa nova universidade do século XXI, em que a principal característica seria a desconstrução do modelo tradicional de educação, tendo como uma de suas consequências, a forte inclusão social.

Um dos passos para a construção desse novo modelo é a oferta de ciclos iniciais comuns para todas as áreas e a possibilidade de mudanças no decorrer do curso para outra área sem prejuízo do período já cursado. Outro passo importante, é a tutoria entre estudantes veteranos e novatos, criando assim vínculos entre as turmas.

Mesmo com vários pontos positivos em casos de educação superior em outros países, como a própria Argentina, o reitor frisou que não se pode falar de uma única Universidade, tendo em vista que cada país possui suas particularidades e necessidades próprias. 

Além disso, o destaque de Naomar se deu pela recentemente publicação do ranking dos pesquisadores mais citados, segundo o Google Acadêmico. Naomar de Almeida ficou na segunda colocação dentre os cientistas baianos presentes na lista de 3.000 pesquisadores de universidades brasileiras que mais têm trabalhos citados por colegas.