Cras entrega carteira de idosos e certificados a cabeleireiros

Curso teve carga horária de 50 horas
Ascom/Wagnevilton Ferreira

A Prefeitura de Canavieiras, por meio da Secretaria da Assistência Social, entregou, nesta quarta-feira (26), às 14 horas, um lote de 34 carteiras para passagem interestadual aos idosos dos Grupos de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (GCFV) do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Canavieiras. A Carteira do Idoso é regulamentada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Governo Federal, e emitida pela Secretarias de Assistência Social dos municípios.

Informa a Secretária da Assistência Social, Vanessa Leite, que para obter a Carteira do Idoso é preciso procurar o Cras, onde será feita a inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Com a inclusão, o idoso receberá o NIS (Número de Identificação Social), que permite a solicitação da carteira por meio do programa que gerencia o Sistema Único de Assistência Social. “Caso o idoso já tenha seus dados no Cadastro Único e seu NIS, a carteirinha será solicitada a partir dele. O documento tem validade de dois anos a partir da data de emissão e a renovação está sujeita à atualização dos dados cadastrais”, explica.

O documento, que foi gerado a partir do Cadastro Único, serve de instrumento de comprovação, permitindo ao idoso com idade igual ou superior a 60 anos, e renda menor ou igual a dois salários-mínimos, o privilégio de realizar gratuitamente ou com desconto de 50% (quando não houver agendamento), do valor das passagens interestaduais viagens de ônibus para qualquer estado do Brasil, de acordo com o Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/03).

A Secretária de Assistência Social, Vanessa Leite orientou os idosos sobre todo o processo de agendamento das viagens, lembrando-os que o Estatuto do Idoso lhes garante o benefício. “Os idosos que têm como comprovar renda não necessitam da Carteira do Idoso para ter acesso às passagens interestaduais gratuitas ou o desconto no valor. Basta apresentar o comprovante de renda e documento de identidade”, disse.

Entrega de Certificados – Na ocasião da entrega das carteiras, foram concedidos, ainda, 14 certificados do Curso de Cabeleireiro. Com carga horária de 50 horas, entre aulas práticas e teóricas, o curso foi ministrado pelo cabeleireiro Nelson Santos, com finalidade profissionalizar e dotar de conhecimento e habilidades os participantes do Programa Bolsa Família. A organização e o gerenciamento ficou a cargo do  Centro de Referência da Assistência Social (Cras).

No entender do prefeito Almir Melo, os cursos e oficinas, além de integrar as pessoas, ainda têm a finalidade de despertar os participantes do Programa Bolsa Família para a convivência em grupos. “Esses grupos podem ser de âmbito familiar ou dentro da sociedade em que vivem e servem de estímulo para a convivência social dentro da comunidade em que vivem”, ressalta o prefeito.