Ilhéus discute atuação de carroceiros no bairro Hernani Sá

Atuação de carroceiros vira pauta de governo
Arquivo/Google

As secretarias de Indústria e Comércio (Sedic), Meio Ambiente e Urbanismo (Semau) e de Desenvolvimento Urbano (Sedur) de Ilhéus, em ação conjunta com a Secretaria de Saúde (Sesau), através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), e a Associação de Moradores do bairro Hernani Sá (AMHS), na Zona Sul de Ilhéus, convida os condutores de veículos de tração animal para reunião em que será tratada a atuação destes trabalhadores naquela região da cidade. O encontro será realizado nesta sexta-feira, 27, na sede da AMHA, localizada à Rua Silvio Silva, 201, ao lado do Colégio Estadual Moisés Bohana, a partir das 9 horas.

Tradicionalmente, esses trabalhadores retiram, a pedido de moradores, entulhos das ruas do bairro e acondicionam em locais considerados inadequados, como próximo a escolas ou até mesmo em ruas. Segundo Odailson Aranha, diretor da AMHS, a reunião tem por objetivo discutir com os carroceiros o direcionamento desses resíduos sólidos, analisando qual o melhor horário para a coleta e o local apropriado para que eles sejam descartados, sem gerar pontos viciados e problemas aos moradores da comunidade.

De acordo com Roberto Garcia, titular da Sedic, será debatido também no encontro um modelo de identificação dos trabalhadores, para facilitar o contato e o controle sobre essa atividade, além de incentivar a formalização nesse setor, já que os carroceiros acabam por desempenhar atividade econômica ao retirar entulho de obras, por exemplo, mediante pagamento financeiro. Segundo Garcia, funcionários do Centro de Controle de Zoonoses darão orientações acerca dos cuidados necessários para com os animais utilizados na atividade, como vacinação e tratamento contra carrapatos, que são potenciais problemas de saúde pública.