Sindicato dos agentes comunitários diz, em nota pública, que Jabes é truculento

Jabes atacado pelos representantes dos agentes comunitários
Arquivo/Secom/Gidelzo Silva

O Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias do Sul da Bahia (SINDIACS/ACE) resolveu partir para o ataque ao prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro. Em nota pública distribuída hoje, a entidade disse que o alto índice de casos de dengue registrados no município é resultado da falta de compromisso do prefeito que, apesar de alertado sobre a gravidade do problema e da falta de um maior efetivo para atender a toda a população, não se preocupou em contratar profissionais para intensificar o combate ao mosquito. A nota foi dura. Os sindicalistas chegaram a chamar o prefeito de truculento “e sem compromisso com a melhoria da qualidade de vida daqueles por quem deveria zelar”.

Leia a nota na íntegra

O Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias do Sul da Bahia (SINDIACS/ACE) vem, de público, formalizar veemente repúdio ao descaso e à falta de compromisso do prefeito de Ilhéus, senhor Jabes Sousa Ribeiro, em relação ao combate à epidemia de dengue que se alastra na histórica cidade baiana.

O prefeito mantém uma reduzida equipe de combate às endemias (apenas 65 profissionais), que não consegue dar conta da demanda do município, além de sobrecarregar os agentes. Em 2013 o SINDIACS/ACE protocolou solicitação para ampliação do quadro de servidores no combate à dengue, porém o prefeito e o secretário de saúde não atenderam ao pedido do sindicato e às necessidades da população de Ilhéus, que desde então está exposta aos riscos da grave doença.

Desde o início do seu mandato, o prefeito Jabes Ribeiro tem dispensado um tratamento desrespeito, e até truculento, à direção do SINDIACS/ACE, recusando-se a dialogar e/ou negociar com o sindicato. Com tal comportamento, o prefeito tenta fragilizar a organização dos agentes comunitários e agentes de combate às endemias, mas também expõe de forma clara para toda a sociedade o tamanho do compromisso de sua gestão com a população de Ilhéus: nenhuma!

O SINDIACS/ACE reafirma seu compromisso com os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias de Ilhéus. Não nos curvaremos diante nenhum gestor truculento e sem compromisso com a melhoria da qualidade de vida daqueles por quem deveria zelar.