Canavieiras distribui 13 mil mudas de cacaueiro clonado

Proposta de desenvolvimento ao cacau sem doenças
Arquivo JBO/MaurícioMaron

A Prefeitura de Canavieiras, por meio da Secretaria de Agricultura, distribuiu 13 mil mudas de cacaueiros clonados aos pequenos agricultores do município. As mudas foram adquiridas através do convênio firmado com a Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf), da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri). A previsão é que até o final do ano sejam distribuídas um total de 120 mil mudas.

De acordo com o secretário Municipal de Agricultura, João Brasil, o material botânico é produzido pela Biofábrica de Cacau de Uruçuca, e se destina à recuperação da lavoura cacaueira da região do Estreito, às margens do Rio Pardo. Além das 13 mil mudas de cacaueiros clonados, a Secretaria da Agricultura também distribuiu mudas de fruteiras e essências florestais, como açaí, aroeira, cedro, goiaba e olho de pavão.

Explica o prefeito Almir Melo, que o plantio dessas mudas vai melhorar a produção no campo e aumentar o orçamento familiar dos pequenos produtores rurais. “A expansão da Agricultura Familiar foi um dos compromissos que assumi e essas ações já começaram a mudar a realidade agropecuária do município. Nós oferecemos todo o suporte logístico, no transporte e distribuição dessas mudas”, disse Almir.

O projeto que está sendo implementado pela Secretaria Municipal da Agricultura tem como objetivo introduzir cultivos diversificados, com produtos cujo tempo de colheita sejam de curto, médio e longo prazo. “Nesse caso, a recuperação da cacauicultura, com mudas clonadas e de alta produtividade é uma das melhores opções”, diz João Brasil.

Tradicionalmente, Canavieiras é um grande produtor de cacau, mas que teve sua produção reduzidas após a chegada da vassoura-de-bruxa na região. Para João Brasil, essa situação está se revertendo com a introdução de material genético de boa qualidade, tolerante ao fungo e de alta produtividade. “O que estamos fazendo é fazer com que essas áreas voltem a produzir com eficiência”, explica o secretário.