Canavieiras ganha ações nas áreas de limpeza e roçagem

Praias estão sendo limpas para atender a demanda dos visitantes
Ascom/Wagnevilton Ferreira

A Prefeitura de Canavieiras, por meio da Secretaria de Obras e Transportes, iniciou, sábado (21), uma série de ações para deixar a cidade pronta para receber os turistas na Semana Santa. Os trabalhos foram executados no bairro da Atalaia e no prédio do Centro de Abastecimento, localizado na avenida Osmaŕio Batista.

No bairro da Atalaia, os serviços executados pelas equipes de varreção, roçagem e transportes compreenderam a limpeza das ruas, corte e poda das vegetações rasteira e de grande porte, além de tirar o lixo da áreia da praia. Em seguida, homens e máquinas carregaram os caminhões, que  transportaram todo o lixo retirado para local apropriado.

Segundo o prefeito Almir Melo, a limpeza pública é um dos serviços essenciais executados diariamente pela Prefeitura, incluindo a varrição de ruas, roçagem de vegetação e coleta de lixo, esta em horário marcado no período noturno. Mesmo assim, em determinadas datas se torna necessária a realização de mutirões, principalmente nas áreas onde existem muita vegetação.

A praia da Costa, no bairro da Atalaia, é um desses locais em que sempre é feito um reforço extra, por sua extensão, além de receber um grande número de pessoas. “Sempre estamos pedindo a compreensão dos donos das cabanas e restaurantes para que ajudem a cuidar das áreas próximas aos seus estabelecimento, no sentido de colaborar com a Prefeitura, mas, infelizmente, nem todos têm essa mentalidade”, diz o prefeito Almir Melo.

Para o empresário Carlos Lima, do Restaurante Alegria de Viver, uma das ações realizadas pessoalmente por ele e seu pessoal é a limpeza da praia, principalmente nos períodos de maré alta, quando grande quantidade de vetegação é levada para a praia. “Temos que zelar pelo nosso negócio, ampliando a limpeza, para melhor receber os nossos clientes”, ressalta Carlos Lima.

Centro de Abastecimento - O prédio no qual funcionava o Centro de Abastecimento de Canavieiras também recebeu os serviços de limpeza, realizado por um mutirão de servidores. No local funcionava um depósito de equipamentos velhos e defeituosos, jogados fora como lixo pela administração passada.

Inicialmente, foi feita uma triagem nos equipamentos e materiais, jogados como lixo. Após o estudo feito, uma série de documentos considerados históricos irão compor o acervo do Arquivo Público Municipal e da Biblioteca Pública Municipal Afrânio Peixoto. Toda essa documentação será enviada para que o diretor da Biblioteca, professor Durval França Filho, possa fazer a catalogação e dar o destino correto à documentação.

Na área onde está localizado o antigo Centro de Abastecimento, a Prefeitura está construindo a sede do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas). A obra está em fase de acabamento e deverá ser entregue à população dentro de mais alguns dias. No local, já existe o projeto de transformação de toda aquela área na “Cidade da Assistência Social”, reunindo todos os serviços da Secretaria da Assistência Social num só lugar.