MSC Lirica faz sua última passagem por Ilhéus nesta temporada

Última para em Ilhéus nesta temporada
Secom/Roberto Santos

Nesta terça-feira, 10, o cruzeiro MSC Lirica faz sua nona e última passagem por Ilhéus nesta temporada. Com capacidade para 1780 passageiros e cerca de 700 tripulantes, responsáveis pela operacionalização do gigante dos mares, o navio aportou com lotação total. Os turistas, de acordo com a Secretaria Municipal de Turismo (Setur), são brasileiros e espanhóis, e ficam na cidade até o fim da tarde de hoje, quando seguem para o litoral do Rio de Janeiro.

Segundo Jackson Rodrigues, responsável pelo receptivo aos visitantes, organizado pela Setur, logo após o desembarque, os turistas recebem material informativo, como mapas e cartilhas sobre pontos turísticos. A ambientação com o clima da cidade acontece por meio de atores que dão vida a personagens da obra de Jorge Amado, e que também integram o receptivo.

Para a turista Carla Moreno, 28 anos, de Vila Velha, Espírito Santo, a cidade traz o clima dos romances de Jorge Amado. “Interessante conhecer a casa em que Jorge viveu parte da infância e locais como o Bataclan, que fazem parte das histórias dele”, afirma. Um dos pontos turísticos mais visitados do centro histórico de Ilhéus, a Casa de Cultura Jorge Amado, citada pela visitante, fica aberta das 09h às 12h e das 14h às 19h durante a semana e está localizada no calçadão Jorge Amado. Aos sábados, abre das 9 às 12h.

À disposição dos visitantes estão também atrações como a tenda do Teatro Popular de Ilhéus (TPI), localizada na Avenida Soares Lopes, que realiza apresentações artísticas; a Estância Hidromineral de Olivença, na orla sul; mirantes; fazendas de cacau com produção artesanal de chocolate; prédios históricos, como o Palácio Paranaguá, sede do governo municipal; e cerca de 90 quilômetros de praia.

Temporada – Após esta passagem do MSC Lirica por Ilhéus, a temporada será encerrada pelo navio Bremen, de origem alemã. De porte menor, a embarcação chegará à cidade no dia 18, com cerca de 600 passageiros.

Iniciada em outubro de 2014, a temporada de navios trouxe a Ilhéus, segundo levantamento da Secretaria de Turismo, 80 mil visitantes. Cada um desses turistas, também de acordo com estimativas da Setur, deixa na cidade o equivalente a 70 dólares com consumo de alimentos, artesanatos e roupas.