Assentados analisam proposta do Incra sobre infraestrutura

Em debate, infraestrutura para assentamentos
Ascom

Em reunião realizada segunda-feira (2), no Assentamento Canaã II, em Canavieiras, os assentados analisaram a proposta de infraestrutura para a melhoria das estradas vicinais que dão acesso ao local. Participaram do encontro, o secretário municipal da Agricultura, João Brasil, e o Gestor Ambiental da Assessoria de Assuntos do Meio Ambiente (AAMA) de Canavieiras, Anderson Magnavita.

O objetivo da reunião foi o de analisar e formalizar a aprovação do Chamamento Público Incra/DD/02/2014, para selecionar as propostas de infraestrutura, para as ações de implantação, complementação e recuperação das estradas vicinais. Segundo o presidente da Associação do Assentamento Canaã II, Arnaldo José dos Santos, como é necessário transportar os materiais para a construção de casas, é preciso, antes, promover o melhoramento nas estradas.

Segundo o secretário da Agricultura, João Brasil, o procedimento visa atender o que preconiza a legislação para os assentamento, que serão beneficiados pelo Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), na modalidade construção ou, conjuntamento, construção e reforma, no Plano Nacional de Habitação Rural (PNHR) contemplados com o Programa de Agroindustrialização em assentamentos da reforma agrária - Terra Forte e assentamentos em processo de titulação/consolidação.

De acordo com o presidente Arnaldo José dos Santos, a proposta do Governo Federal, por meio do Incra, foi aprovada por unanimidade e agora serão realizados novos trâmites para a realização dos primeiro serviços. “Após as melhorias na infraestrutura da estrada, finalmente vamos receber as unidades residenciais propostas pelo Minha Casa, Minha Vida”, disse o presidente.

Na opinião do secretário João Brasil, as melhorias que serão introduzidas no Assentamento Canaã II são de importância fundamental para a produção agropecuária de Canavieiras. “Nossa agricultura familiar é uma das atividades que têm crescido bastante ultimamente e tem recebido apoio integral do prefeito Almir Melo, no sentido de que grande parte da produção de hortifrutigranjeiros consumida na cidade seja produzida aqui”, diz o secretário.