Revitalização de Central de Abastecimento em Ilhéus valoriza empreendedorismo

Erivaldo, testemunha dos dois momentos da central
Arquivo JBO

O microempreededor individual Erinaldo dos Santos tem uma barbearia há 17 anos na Central de Abastecimento do bairro Hernani Sá, Zona Sul de Ilhéus. Neste período, testemunhou bons tempos e também sofreu junto com os mais de 50 permissionários de boxes a decadência do espaço público. O local, construído na década de 1990 para oferecer serviços e produtos, foi se deteriorando, perdeu clientes e conceito, e seus comerciantes viram o faturamento despencar.

Agora, o espaço será recuperado através de uma parceria entre a Prefeitura de Ilhéus e a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), com apoio do Sebrae no fortalecimento do associativismo e qualificação da mão de obra. O primeiro passo foi dado na noite do dia 4, com uma palestra sobre associativismo.

“Não vejo a hora de voltar para a Central. Aluguei um outro ponto provisório, perto daqui, porque sei que valerá a pena para mim e para os outros comerciantes também. Se a gente melhora o espaço, a gente estimula o retorno dos clientes”, avalia Erinaldo.

“O esforço dos parceiros é para que cada dono de box se enxergue como um empreendedor, mas também seja responsável por toda a qualidade do serviço da Central”, destaca o analista do Sebrae José Carlos Oliveira.

Mais que derrubar paredes e recuperar telhado, a reforma da Central de Abastecimento também passa por essa mudança de comportamento dos seus permissionários, na opinião do secretário municipal de Indústria e Comércio, Roberto Garcia. “A proposta, portanto, é mostrar que este mesmo sentimento que toma conta de Erinaldo deva se tornar um sentimento da coletividade”, completa.

Um novo conceitoNa palestra sobre associativismo, o consultor do Sebrae Luiz Eduardo Guimarães Gonçalves destacou a necessidade de que os permissionários da nova Central de Abastecimento do Hernani Sá pensem o projeto como um produto a ser preservado pelos próprios empreendedores. Enquanto a obra é tocada, o Sebrae e a Prefeitura vão trabalhar na orientação e qualificação dos feirantes, na ampliação do número de microempreendedores individuais (MEI) e no fortalecimento do conceito de associativismo e sustentabilidade local.

“Uma reforma, por si só, não resolve o problema do local. Ele precisa ter novas formas de atrativos para o público entender a sua importância e prestigiar os seus produtos”, destaca o analista José Carlos. “E não há entidade que melhor possa promover esta mudança de comportamento que o Sebrae”, completa o secretário Roberto Garcia. O objetivo é que o ambiente seja mais adequado ao convívio dos frequentadores com um espaço melhor, mais limpo, arejado, organizado, seguro e com qualidade no atendimento.

De acordo com a Prefeitura, a Central de Abastecimento do bairro Hernani Sá ganhará uma nova cobertura do espaço, pintura na parte externa de todos os boxes, reestruturação do sistema elétrico e a setorização dos produtos, com um espaço somente para carnes e peixes. O novo projeto prevê a demolição de imóveis e boxes em situação irregular, além da proibição de atividades incompatíveis com a feira livre, como bares, depósitos, oficinas e borracharias. A concessão de uso será feita priorizando empreendedores que já exercem atividades econômicas no local e formalizando, através da iniciativa do Balcão do Empreendedor do Sebrae, localizado na Prefeitura, os que ainda não se regularizaram.