Assistência Social promove novos cursos e oficinas em Canavieiras

Oficina de Cabelo com cursos que promovem geração de emprego e renda
Ascom/Wagnevilton Ferreira

A Prefeitura de Canavieiras, por meio da Secretaria da Assistência Social, abriu inscrições para pessoas interessadas em participar de cursos e oficinas. As ações estão sendo organizadas e gerenciadas pelo Centro de Referência da Assistência Social (Cras), com a finalidade de dotar de conhecimento e habilidades os participantes do Programa Bolsa Família.

Os cursos e oficinas que estão sendo oferecidos pelo Cras são: Capoeira, Jiu-jitsu, Dança e Teatro, Futebol, Grupo de Idosos, Grupo de Gestantes, Grupo de Pais e Oficina de Cabelo (curso de geração de emprego e renda). As atividades têm o objetivo de ampliar a convivência e o fortalecimento dos laços familiares entre os beneficiários do Programa Bolsa Família.

Segundo a secretária Municipal da Assistência Social, Vanessa Leite, para formalizar as inscrições os interessados devem procurar a sede do Cras, munidos dos documentos. É necessário apresentar a Carteira de Identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF), Certidão de Nascimento e Cartão do Bolsa Família (NIS).

De acordo com a secretária, jovens e adolescentes também podem realizar as inscrições, porém devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis. A realização de cursos para os beneficiários do Programa Bolsa Família é uma das atividades constantes promovidas pela Secretaria da Assistência Social.

Além dos cursos e oficinas promovidos na sede do Cras, esses eventos estão sendo realizados diretamente nos bairros carentes, no sentido de atender às famílias em condições de risco e vunerabilidade. Aatualmente, diversas famílias participam ativamente dos diversos cursos promovidos pela Assistência Social, nas mais diversas áreas.

A realização dos cursos e oficinas para a geração de emprego e renda é uma das prioridades do Governo da Reconstrução para capacitar as pessoas de baixa renda. Diversos convênios com instituições, a exemplo do Senar, Sindicato Rural de Canavieiras, Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), dentre outas entidades do Governo do Estado da Bahia e do Governo Federal.

No entender do prefeito Almir Melo, os cursos e oficinas, além de integrar as pessoas, ainda têm a finalidade de despertar os participantes do Programa Bolsa Família para a convivência em grupos. “Esses grupos podem ser de âmbito familiar ou dentro da sociedade em que vivem e servem de estímulo para a convivência social dentro da comunidade em que vivem”, ressalta o prefeito.