Em Canavieiras, Educação apronta escolas para início do ano letivo

Creche praticamente reconstruída
Ascom/Wagnevilton Ferreira

Na próxima segunda-feira (2), será iniciado o ano letivo na Rede Pública Municipal da Educação, em Canavieiras. Uma série da ações foram realizadas para que todos os equipamentos estejam em boas condições para receber professores e alunos. Para que isso aconteça, toda uma estrutura logística é realizada, a exemplo da reforma de prédios escolares, aquisição de material didático, aquisição de merenda, dentre outras providências.

Explica a secretária Municipal da Educação, professora Emília Cristina Augusto dos Santos, que poucas pessoas percebem que é feito para que a educação em sala de aula aconteça com perfeição. Um dos principais eventos, no entender da secretária, é a realização da Jornada Pedagógica, na qual o corpo docente das escolas – professores, coordenadores, diretores e outros profissionais da educação – realizam uma ampla discussão sobre o projeto pedagógico a ser desenvolvido.

Para o prefeito Almir Melo, todo o trabalho de logística que precede o início da aulas é resultado de amplo planejamento, no sentido de dotar as escolas e demais setores da educação de todas as condições, humanas, físicas e materiais. “Como nossas escolas estão localizadas na sede e no interior, as equipes trabalham em integração com outras secretarias, a exemplo de Obras e Transportes, para que tudo funcione com perfeição”, informa o prefeito.

A educação de crianças ganhou mais vagas com a ampliação da Creche Vovó Cabocla, que passa a oferecer 200 vagas (antes eram 80), num ambiente especialmente construído para atender todas as necessidades do alunos. Com a obra, a creche passará a contar com mais duas salas de aula e um novo parque infantil, além da readequação da cozinha e da secretaria. Para Almir Melo, a formação do cidadão é um compromisso firmado pela Constituição Federal e que deve ser obedecido por todos os entes federativos. “O objetivo é que a educação supere os índices mínimos estabelecidos na “Carta Cidadã”, explicou o prefeito.

Outra importante ação no segmento da Educação Infantil foi a desapropriação de uma área de 3.255 metros quadrados para construir a Creche São Boaventura. Com 92 metros de frente, 93 metros de fundo, 50 metros de um lado e metros de outro lado, o imóvel custou R$ 149.990,00, pagos com recursos do orçamento municipal. O local está passando por uma grande reforma, pois se encontrava abandonado e foi constatada que diversas partes estavam em ruínas. As paredes ganharam reforço e o piso foi completamente recuperado, bem como o telhado. Toda área externa passou por uma limpeza completa, visto que o matagal já havia tomado conta.

O local tem capacidade para 80 crianças, trabalhando exclusivamente com a Educação Infantil, compreendo uma creche e os cursos Maternal, Pré-escola I e II. A estrutura conta com quatro salas de aula, cada uma delas equipada com banheiro, secretaria, área de recreação, cozinha, refeitório, dentre outros equipamentos. Com prazo aditivado, as obras estão em ritmo acelerado, a administração municipal trabalha diurnamente para inaugurar o mais rápido possível a instituição infantil, que depois de pronta e equipada, irá atender as crianças dos bairros São Boaventura, Cidade Nova, João Fonfon, Ilha do Gado, São Sebastião, dentro outros circunvizinhos.