De 215 testes de HIV feitos no Carnaval de Ilhéus, 3 deram positivo

Números pedem mais cuidado e exames periódicos
Arquivo/Google

A importância de se realizar periodicamente exames médicos para verificar como anda a saúde foi constatada com o resultado final dos trabalhos empreendidos pela Secretaria de Saúde de Ilhéus durante os quatro dias de carnaval, de 14 a 17, na Avenida Soares Lopes.

No posto instalado no local, foram realizados 215 testes rápidos de HIV, dos quais três apresentaram resultado positivo. Já no teste rápido para sífilis (também 215), 12 indicaram positivo.

De acordo com a enfermeira Bárbara Magalhães, “por isso é muito importante que as pessoas procurem os atendimentos gratuitos que são oferecidos em todos os postos do município, e realizem exames periódicos para verificar como se encontra a sua saúde”.

Bárbara continua ao afirmar que “além da detecção das doenças, em todos os casos de HIV e sífilis que deram positivo, as pessoas receberam orientações de como proceder a partir de agora, com vistas a preservar a vida”. A pessoa infectada tem acesso a tratamento imediato e gratuito em toda a rede de saúde do município, o secretário de Saúde de Ilhéus, Antônio Ocké.

Partiu teste – A campanha “#partiu teste” foi idealizada pelo Ministério da Saúde e realizada em todo o País, com início durante o período de carnaval. Consiste em realizar testes rápidos para detecção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), além da conscientização acerca da prevenção da doença.