Maior parte das praias de Ilhéus está própria para o banho

As boas condições das praias não são apenas superficiais
Arquivo JBO/MaurícioMaron

Segundo levantamento do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), as praias de Ponta da Tulha, da Avenida Soares Lopes, do Cristo, da Ceplus (antes da ETE da Embasa), dos Milionários, do Cururupe, de Olivença, e as do sul em direção ao aeroporto, no litoral de Ilhéus, estão próprias para o banho. Os banhistas devem evitar, neste fim de semana, as praias da Concha (em frente às barracas de praias e próximo a desembocadura do Rio de Contas), da Barra de São Miguel (em frente à rua de acesso à praia), Marciano (próximo ao Bar Litrão), Malhado (próximo a escultura da sereia), Opaba (próximo a barraca do Luau) e Ceplus (atrás da cabana Guarany).

O instituto faz o diagnóstico das condições de balneabilidade das praias usando amostras recolhidas durante cinco semanas na costa litorânea da Barra de São Miguel, Marciano, Malhado, Avenida, Cristo, Opaba, Milionários, Olivença e Cururupe, também a 100 metros antes e depois da Ceplus.

No município, o recolhimento é feito em parceria com a secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema). Os banhistas e turistas que forem aproveitar o final de semana na costa ilheense devem lembrar que, para expor-se ao sol, é necessário o uso de protetor solar, chapéus, água e alimentação leve, além de atenção e cuidados com crianças à beira mar. São desaconselháveis também, banho em proximidade de saídas de esgoto, desembocadura de rios urbanos, córregos e canais de drenagem.