MSC Preziosa faz sua última parada em Ilhéus

Transatlântico não retorna mais este ano
Secom/Roberto Santos

O gigante MSC Preziosa fez, na manhã desta quinta-feira, 29, sua última parada no porto de Ilhéus nesta temporada de verão. Com 4300 passageiros e 800 tripulantes a bordo, o navio atracou por volta das 07h. Segundo a Secretaria Municipal de Turismo (Setur), os turistas, em sua maioria brasileiros, foram recebidos com apresentações de dança e encenações baseadas na obra do escritor Jorge Amado.

Na cidade, o itinerário preferido dos turistas inclui o centro histórico, com suas igrejas, como a Catedral de São Sebastião e de São Jorge, além da Casa de Jorge Amado, localizada no quarteirão de mesmo nome e aberta ao público durante todo o dia. Os visitantes também têm à disposição fazendas de cacau, o restaurante Bataclan, além do mais belo litoral da Bahia.

O turista Paulo Camilo, de Goiânia, diz que escolheu um roteiro que incluiu Ilhéus por recomendação de amigos que já estiveram na cidade e aprovaram o passeio. “Amigos me indicaram até os roteiros, como a Casa de Jorge Amado, o Bataclan, mas sempre é bom explorar outros cantos. Gostei bastante da vista do mirante da Piedade e da praça do canhão [situada no Outeiro de São Sebastião].

Calendário - O navio fica na cidade até a noite de hoje, quando deixa a cidade rumo ao litoral do Rio de Janeiro. A temporada 2014/1015 de transatlânticos no Porto de Ilhéus conta com uma programação total de 20 navios de passageiros, iniciada em 13 de outubro passado. Segundo estimativas da Secretaria Municipal de Turismo, até o final da temporada, a cidade deve registrar a vinda de aproximadamente 80 mil turistas só por meio de cruzeiros. Estima-se o gasto individual do visitante através dos cruzeiros em torno de 75 dólares.