Festival em área de proteção ambiental valoriza economia criativa

Vista privilegiada do litoral é o cenário marcante em Serra Grande
Arquivo JBO/MaurícioMaron

Em um dos mais exuberantes cenários de Mata Atlântica do sul baiano, a localidade de Serra Grande, distrito turístico do município de Uruçuca, será palco do I Festival Esperança-Conduru, entre 30 de janeiro a 1º de fevereiro, na praça Pedro Gomes.

A proposta, de acordo com os organizadores, é utilizar elementos da arte e da cultura como fios condutores para mobilizar, envolver e integrar a comunidade nas questões que envolvam a conservação ambiental e o desenvolvimento socioeconômico no corredor ecológico do Parque Estadual da Serra do Conduru (PESC), localizado em Área de Proteção Ambiental (APA), na biorregião de Itacaré/Uruçuca/Serra Grande.

Estão previstas para acontecer no local as feiras de cidadania, de exposição de produtos locais  e gastronomia, além de minicursos, palestras, passeios, apresentações musicais e artísticas.

Paralelo ao evento acontece o II Encontro de Integração das Unidades de Conservação do mini-corredor ecológico Conduru, tendo com tema central do debate "A construção de um marco regulatório para a implantação de Estrada-Parque".

“A nossa meta é fortalecer a integração e o envolvimento dos diferentes atores sociais como instituições não-governamentais, agente públicos, setor produtivo da Economia Criativa e sociedade civil, em benefício das comunidades que vivem no entorno das APA e parques da região”, explica André de Oliveira, produtor cultural da Cooperativa Catarse - Coletivo de Comunicação, representante da Rede Esperança-Conduru, organizadora do evento.

André destaca a parceria do Sebrae como estratégica, já que a entidade conta com um projeto avançado de desenvolvimento da Economia Criativa no sul da Bahia. “Além disso, o Sebrae vem trabalhando no assessoria direta de muitos dos empreendedores que estarão expondo suas produções durante a Feira de Artesanato e Gastronomia  do Festival”, completa.

“O projeto do festival tem se apresentado como um modelo inovador de desenvolvimento através da Economia Criativa, valorizando iniciativas regionais e transformando ações individuais em economia empreendedora e compartilhada”, elogia a gerente regional do Sebrae, Claudiana Figueiredo.

Mais informações sobre a programação do evento podem ser acessadas aqui (HIPERLINK: http://redeesperancaconduru.blogspot.com.br)