Dois mil turistas chegam a Ilhéus no navio MSC Lirica‏

Entusiasmo ao conhecer de perto a estória de Gabriela
Arquivo JBO/MaurícioMaron

Na cidade pela quarta vez durante a temporada de cruzeiros 2014-2015, o navio MSC Lirica atracou no Porto Internacional do Malhado na manhã desta quarta-feira, 28, com cerca de dois mil passageiros a bordo. A embarcação traz a Ilhéus em torno de 300 tripulantes. Segundo Jackson Rodrigues, responsável pelo receptivo aos visitantes feito pela Secretaria de Turismo de Ilhéus (Setur), o MSC Lirica já esteve na cidade há duas semanas, além de ter vindo em dezembro e novembro de 2014. O gigante dos mares fica no porto até às 18h de hoje, quando parte para Búzios, no litoral do Rio de Janeiro.

A ambientação com o clima da cidade começa logo quando os turistas desembarcam. Ao descer do navio, o visitante é recebido por atores que dão vida a personagens da obra do escritor Jorge Amado, como Gabriela, Nacib e coronéis da época áurea do cacau. Ainda no porto, os turistas recebem material informativo sobre pontos turísticos e mapas da cidade.

A brasiliense Camila Braga, que vem à cidade pela primeira vez, afirma que, além das belíssimas praias sobre as quais já havia pesquisado, se surpreendeu com o centro histórico, que traz revela o passado e guarda o clima dos romances de Jorge Amado: “ver de perto personagens da obra de Jorge, coisas que só via na TV ou lia nos livros, é encantador”, comenta.

Temporada - O MSC Lirica ainda retorna a Ilhéus nesta temporada. A embarcação, que tem saída sempre da capital baiana, volta à cidade nos dias 18 e 24 de fevereiro e, novamente, no dia 10 de março.

A temporada de navios no porto do Malhado foi iniciada em outubro de 2014 e segue até março. A Secretaria de Turismo do Município estima que, até lá, 80 mil visitantes tenham vindo à cidade em cruzeiros marítimos. Cada um desses turistas, também de acordo com estimativas da Setur, deixa na cidade o equivalente a 70 dólares com consumo de alimentos, artesanatos e roupas.