Creas retorna às atividades com ações esportivas e de lazer

Retorno em alto estilo
Ascom/Wagnevilton Ferreira

Para dar início às atividades do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), a Prefeitura de Canavieiras, por meio da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Canavieiras preparou na manhã dessa quinta-feira (22), no Condomínio Society, “Um dia recreativo de Verão”, com várias atividades especiais para crianças, adolescentes e atendidos pela unidade, junto aos seus familiares. Para dar suporte às atividades, salva-vidas, recreadores e toda equipe do Creas participaram do evento, que contou com um saboroso café da manhã, seguido de banho de piscina e exercícios físicos.

A secretária da Assistência Social, Vanessa Leite, esclarece que se trata de um momento importante para os participantes e seus familiares, pois por se tratar de indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos é necessário que eles se sintam bem e confiantes para concluírem o programa, que segue até o final do ano.  “O Creas busca, através dessas atividades recreativas, construir um espaço para acolhimento dessas pessoas, fortalecendo vínculos familiares e comunitários, priorizando a reconstrução de suas relações familiares.”

O Creas tem a finalidade de desenvolver serviços em atenção a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social, com fragilidade de vínculos afetivos, comunitários, psíquicos, abuso sexual, uso de substâncias psicoativas violação dos direitos relativos ao nível de proteção social especial de média complexidade. Segundo o prefeito Almir Melo, um dos mais graves problemas do Brasil é a situação de vulnerabilidade juvenil, o que não é diferente em Canavieiras, onde se constata um elevado número de crianças e adolescentes vitimados, em situação de risco pessoal, familiar ou social.

Nova sede – Em vista da situação, o Município tem se sentido responsável por esta situação de fragilidade social em que se encontra e destaca a necessidade de ampliar a execução de programas de atendimento a crianças e adolescentes em situação de risco. Está em fase de conclusão e logo será entregue à população a nova sede do Creas, construído no antigo Centro de Abastecimento, localizado na avenida Osmário Batista, no bairro São Sebastião. Implantado numa área de 450 metros quadrados, com 216,60 m² de área construída, o local terá salas de recepção, atendimento familiar, atendimento individual, multiuso, coordenação administrativa, copa, área de serviço, sanitários masculino e feminino (inclusive para o uso de pessoas com necessidades especiais), espaço coberto externo e jardim.