Baronesas são retiradas do rio Cipó

Homens e máquinas trabalham no local
Ascom/Wagnevilton Ferreira

Um trabalho constante realizado em parceria entre a Prefeitura de Canavieiras e o Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba) é a prevenção de enchentes em alguns bairros da cidade. É a limpeza de vegetação – baronesas e capim – que fica alojada nas pilastras da ponte sobre o Rio Cipó, localizada na BA-001.

Explica o prefeito Almir Melo, que o acúmulo da vegetação nas pilastras da ponte, dificulta o curso normal das águas do rio, com risco de provocar alagamentos durante as fortes chuvas de verão, que normalmente se abatem nesse período ano. “Se não realizarmos esse trabalho de prevenção, existe o risco de toda a população que mora próxima aos rios sofrer com os alagamentos, daí nossa preocupação em realizar a limpeza e desobstrução desse rio”, informa.

Por solicitação do prefeito Almir Melo, o diretor-geral do Derba, Saulo Pontes, liberou uma máquina escavadeira de grande porte para executar o serviço. A máquina retira todo o material acumulado nas pilastras a jusante (lado da nascente) da ponte sobre o rio Cipó, depositando a montante (lado da foz), para que seja levada pela maré em direção ao mar.

Esse tipo de serviço, segundo os técnicos, também é de grande valia para a manutenção da ponte, que não sofrerá a sobrecarga do material acumulado, sobretudo no período das chuvas. Explica o prefeito Almir Melo, que essa parceria com o Derba atende aos interesses do Município, que não sofrerá com os efeitos das cheias, bem como do órgão do Estado, que realiza a manutenção do seu equipamento rodoviário.