Sem serviços públicos, comunidade de Santa Maria marca protesto contra governo

Vivendo na lama
Arquivo/Google

Moradores e pequenos agricultores da comunidade de Santa Maria, situada no distrito do Santo Antonio, em Ilhéus, às margens da rodovia Ilhéus-Buerarema organizam um protesto pacífico para o dia 21, a partir das 5 horas da manhã, na entrada da comunidade. A região habitada por 170 famílias alega que o movimento é motivado pelo que chamam de “falta de compromisso do gestor municipal”, já que há mais de 60 dias os moradores estão sem o serviço público de transporte coletivo.

“A falta do transporte tem prejudicado as pessoas que precisam se deslocarem para a cidade, os idosos em busca de médicos, os estudantes que estudam fora da comunidade, os produtores para escoamento de sua produção e a escola da comunidade, que funciona pela misericórdia do meu Deus e pelo esforço de alguns professores”, assegura o documento elaborado pela Associação de Produtores.

Eles alegam que a medida extrema de protestar é em função da falta de um retorno das autoridades, já que inúmeros encontros foram feitos com a presença do secretário do interior, José Victor Pessoa, sem nenhuma medida prática, segundo informações do líder, Laudelino Nascimento Chaves. "Para piorar, há mais de dois anos nos tiraram os médicos e os equipamentos que serviam à população e, de quatro atendimentos médicos mensais que tínhamos, ficamos sem nenhum", concluiu.