Mais de 8 mil devem passar a consumir gás natural na Bahia em 2015

Bahia é responsável por boa parte da produção nordestina
Arquivo/Google

Conforme dados divulgados pela Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás), o Brasil registrou em 2014 um crescimento de 15,3% do consumo de gás natural, entre janeiro e novembro. Só no Nordeste, segundo maior mercado consumidor do país, foram consumidos em média 15 milhões de metros cúbicos por dia no penúltimo mês do ano. E boa parte desta produção ocorreu na Bahia sob a responsabilidade da Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás), maior fornecedora do produto na região.

Atualmente no estado cerca de 55 mil clientes, nos segmentos comercial, industrial, residencial e automotivo, já contrataram o fornecimento de gás natural, sendo que 33 mil já estão consumindo. Seguindo o crescimento no país, a previsão é que em 2015 mais de 8 mil novos clientes passem a utilizar o produto. Com isso, a Bahia será responsável por uma média de consumo anual de cerca de 4 milhões m³/dia. 

De acordo com dados da Bahiagás, o maior consumo do gás natural no estado é no segmento industrial, com uma média de 3,4 milhões de m³ fornecidos ao dia, destinados principalmente ao Polo de Camaçari (responsável por 66% das vendas totais da Bahiagás). Indústrias de Feira de Santana, Alagoinhas, Eunápolis, Mucuri e Itabuna, além do Centro Indudstrial de Aratu, também são consumidores.

Mas outro segmento em constante crescimento é o residencial. A previsão é que, nos próximos cinco anos, das 232 mil unidades domiciliares verticalizadas existentes na Região Metropolitana de Salvador (RMS), pelo menos 82 mil passem a utilizar o fornecimento do gás natural.

A expectativa da Bahiagás é que o consumo no segmento automotivo também seja expandido.  Para isso, a Companhia traça um planejamento que prevê a presença do produto nos grandes centros urbanos, a disponibilidade do Gás Natural Veicular (GNV) ao longo das rodovias, sobretudo a BR-101, desde o Extremo Sul até a RMS, e a comercialização do combustível para empresas com médias e grandes frotas de veículos.

InvestimentoPara atender a demanda crescente, o plano de investimentos da Bahiagás prevê a aplicação de cerca de R$ 735 milhões nos próximos cinco anos, com a implantação de 610 km de gasodutos até 2019, somando um total de 1.400 km. Neste período, além das novas ligações em unidades residenciais, estão previstos mais 700 clientes comerciais e 65 industriais em todo o estado.

Um dos destaques previstos no plano de investimento é a construção do Gasoduto Sudoeste, segundo maior gasoduto de distribuição do país, que terá cerca de 300 km de extensão e ligará os municípios de Ipiaú e Brumado. Em 2015 já estará sendo executado seu Projeto Executivo e a perspectiva é que as obras comecem em 2016. A construção irá contribuir para o desenvolvimento da região com o atendimento aos setores de mineração, industrial, e também comercial e automotivo.