Mais de 100 empresas do sul da Bahia foram subsidiadas em inovação

Renata Rocha e Maiani Matos em mais um desafio com inovação
JBO/Maurício Maron

Renata Rocha é nutricionista. Maiani Matos, advogada. Juntas, elas acabam de inaugurar, em Ilhéus, uma loja de alimentos saudáveis, produtos naturais e lanches rápidos, a Nutri Santré. Estão colocando à disposição do público mais de 200 itens e têm a clareza de que, para as vendas darem certo, é fundamental o bom visual da loja e disposição dos produtos nas prateleiras. Renata e Maiani estão entre os mais de 100 donos de micro e pequenas empresas (MPE) do Sul da Bahia que, este ano, já foram beneficiados pelo Programa Sebraetec.

Para o sucesso no empreendimento, a capacitação disponibilizou empresas parceiras do Sebrae para criação de todo o design da loja. As empresárias também participaram de um curso sobre elaboração de preço, a fim de obter maior competitividade no mercado. “Foi importante ter essa parceria do Sebrae desde o início da construção deste projeto, que é um sonho nosso”, explica Maiana.

A instituição subsidiou 80% dos custos para o desenvolvimento do design da loja, ou seja, de cada R$ 100 aplicados no visual da Nutri Santré, a dupla de empresárias só tirou R$ 20 do bolso. “A participação do Sebrae foi fundamental”, assegura Renata.

O gestor do projeto em Ilhéus, Eduardo Andrade, destaca que contratar empresas especializadas em arquitetura, decoração e vitrinismo é uma boa maneira de se garantir a inovação em marketing na loja. “Isso vai gerar um ambiente mais propício às vendas, deixando o cliente mais confortável e satisfeito”, assegura.

Ele explica que, para garantir competitividade, uma empresa precisa inovar sempre, o que pode significar custos ao empreendedor, que podem ser reduzidos com o Programa Sebraetec, instrumento que permite o acesso subsidiado a serviços em inovação e tecnologia, visando à melhoria de processos e produtos e/ou à introdução de inovações no seu empreendimento e, consequentemente, no mercado.

Este ano, o Sebraetec atendeu a um público bastante diversificado no eixo Ilhéus-Itabuna. “Foi parceiro de laboratório de análises clínicas na implantação de normas técnicas e de empresa de beneficiamento de temperos e condimentos, opinando sobre ferramentas de boas práticas de fabricação disponíveis no mercado. Passou por hotel que executa a implantação do ISO 9001 à padaria que trabalha na melhoria da qualidade de produtos e serviços”, destaca o gestor.