Em 2015, Inovação ganhará mais destaque nos pequenos negócios do sul da Bahia

Amós, Gesil, Roni e Vaide
Ascom

Em quatro anos, Amós Almeida Lima viu seu faturamento crescer acima do esperado. A sua microempresa de revenda de pneus venceu o desafio de executar uma rigorosa gestão de custos e chegará a 2015 com um novo perfil, de Empresa de Pequeno Porte (EPP). Já o empresário Roni Cabral inovou em sua unidade fabril. Antes, os setores de produção ocupavam ambientes distintos e era uma dificuldade administrar os negócios. Agora, funcionando em um único galpão, ele viu a produção aumentar. A dona de uma academia de ginástica na região, Vaide Dourado, também investiu em inovação e aumentou de cinco para 20 as opções de serviços prestados. Resultado: conquistou uma nova clientela, recuperou clientes antigos e viu o faturamento crescer em 30 por cento.

Amós, Roni e Vaide, todos de Itabuna, são casos de sucesso atendidos pelo Sebrae através do Programa Agentes Locais de Inovação (ALI). Eles participaram na sexta-feira, 12, de um talk show promovido pela instituição durante o lançamento do Ciclo III do Programa ALI, no Sul da Bahia, no Centro de Convenções de Ilhéus. Durante o evento, mediado pelo professor Gesil Sampaio, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), eles destacaram a importância do programa de inovação e os frutos colhidos ao participarem da iniciativa empresarial.

“O Sebrae mudou a minha vida”, ressaltou Amós. “Trabalhar pela inovação foi um degrau decisivo para o avanço do negócio”, afirmou Roni. Vaide Dourado confessou: “Quando me visitaram cheguei a pensar se era mesmo o momento. Achava que com tanta demanda era um luxo me dedicar a um projeto deste. Ainda bem que fui convencida”, agradeceu aos agentes responsáveis pelo acompanhamento do projeto.

Mais agentes em 2015Para o próximo ano, o Sebrae vai disponibilizar o dobro de agentes na região. Foram selecionados seis bolsistas em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que irão atuar em Itabuna e Ilhéus nos segmentos da Construção Civil, Saúde, Educação, Turismo, Movelaria, Metal Mecânica e Decoração. “O nosso objetivo será aderir 300 empresas de pequeno porte ou com faturamento equivalente, sendo 100 em Ilhéus e 200 em Itabuna”, explicou a gestora do projeto, Andrea de Vasconcelos. Os agentes são formados em economia, enfermagem e engenharia de produção.

O programa ALI levará soluções de inovação e gestão para as empresas. “Inovar não é tentar fazer o impossível. É fazer o que não foi feito”, sentenciou Gesil Guimarães que, durante cinco anos, coordenou o Núcleo de Inovação e Tecnologia da Uesc.

A gerente regional do Sebrae Ilhéus, Claudiana Figueiredo, destacou a participação do empresário nestas transformações. “Nós, definitivamente, não temos todas as respostas prontas e não vivemos as dores do empresário de pequeno porte. Por isso, esse contato e parceria são importantes para chegarmos a um patamar aceitável de inovação nas empresas regionais”, completou Claudiana.

Números consolidadosTestado em 2008 no Paraná e no Distrito Federal, o ALI se mostrou desde então uma alternativa inteligente para levar gratuitamente a inovação aos pequenos negócios. Os agentes locais de inovação visitam os empreendimentos, apresentam soluções e oferecem respostas às demandas do negócio.

As mudanças geram impacto direto na gestão empresarial, na melhoria de produtos e processos e na identificação de novos nichos de mercado para os seus produtos. Prestes a completar cinco anos, a realidade dos números é bem diferente. Em todo o Brasil, o programa conta com a participação de mais de 1 mil agentes e uma meta de atender 45 mil empresas até o final deste ano.