Ilhéus discute melhorias no atendimento aos portadores de câncer‏

Encontro debate soluções para um grave problema
Secom

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) realizou nesta quinta-feira, dia 11, em sua sede, uma reunião com o objetivo de discutir formas de aprimorar cada vez mais o atendimento aos pacientes com câncer em Ilhéus. Participaram do encontro, técnicos da área de Regulação da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), diretores do Hospital Regional e da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus (Hospital São José), além de técnicos da secretaria.

De acordo com o secretário Antônio Ocké, o encontro foi importante para definição de fluxos de atendimentos e responsabilidades de cada instituição hospitalar sobre pacientes com câncer. “E como resultado, conseguimos firmar pactos de encaminhamentos de pacientes e de financiamento do serviço, pois, segundo os técnicos do Hospital São José, há um déficit de recursos que são repassados pelo Ministério da Saúde”, afirmou o secretário.

 Na ocasião, Antônio Ocké se comprometeu a fiscalizar e auditar o serviço prestado e a buscar novos recursos e maior financiamento junto ao Ministério da Saúde e à Sesab. O gestor relembrou também, que esteve em reunião com o secretário estadual, Washington Couto, na semana anterior, com o qual voltou a discutir a necessidade de aprimorar o atendimento aos pacientes portadores de câncer.

Em Ilhéus, o serviço de oncologia é prestado pelo Hospital São José, habilitado como unidade de Unacon, que oferta os serviços de apoio diagnóstico, quimioterapia para os casos confirmados, além de realizar cirurgias quando se faz necessário.