Saúde amplia ações contra dengue e chikungunya

Mais cuidado com tanques e garrafas
Secom/Gidelzo Silva

Com a proximidade do verão, a Coordenadoria de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) intensificou as ações de combate à proliferação do Aedes aegypti, com o objetivo de reduzir os índices da dengue e da chikungunya em Ilhéus. A infestação do mosquito é sempre mais intensa nesta estação, em função da elevação da temperatura e da intensificação de chuvas – fatores que propiciam a eclosão de ovos do mosquito.  As ações incluem a promoção de palestras em escolas, associação de moradores, em fábricas, entre outros locais.  

De acordo com a coordenadora de Endemias, Daiana Moscozo, a promoção de palestras vem sendo realizadas todas as semanas. Na próxima segunda-feira, dia 15, os agentes de Endemias farão palestra para professores, funcionários e alunos da Escola Municipal do Santo Antônio, no turno da manhã, a partir das 8 horas, e à tarde, a partir das 14 horas. O evento é aberto a toda a população. Já na quarta-feira, dia 17, a ação ocorre na Escola Municipal do Couto, também nos dois turnos. 

Nesta sexta-feira, 12, os servidores farão uma visita exploratório no Bairro do Iguape para averiguar as necessidades da população e das unidades públicas no que se refere ao controle da proliferação do mosquito. Na última terça-feira, dia 9, os agentes de Endemias realizaram palestras nas fábricas da Cargill e Joanes; na quarta-feira, dia 10, na Escola Municipal de Couto, e nesta quinta-feira (11) na Escola Municipal do Santo Antônio.  

 Para Daiana Moscozo, este trabalho educativo é importante no processo de controle da proliferação do mosquito transmissor da dengue e da chikungunya. A coordenadora comunica que o cidadão deve ligar para o número 73-88814586, de segunda a sexta-feira, no período das 9 ás 17 horas, para denunciar focos de reprodução do  Aedes aegypti, ou mesmo para solicitar palestras.

Conforme ressalta Daiana Moscozo, para evitar a proliferação do mosquito, é preciso adotar medidas permanentes para o controle do vetor, durante todo o ano, a partir de ações preventivas de eliminação de focos de reprodução. Como o mosquito tem hábitos domésticos, essa ação depende, sobretudo, do empenho da população.

Controle da chikungunya  - Sobre a chikungunya, ela diz que nos últimos dias vem crescendo a quantidade de solicitações de atendimento, e embora todos os procedimentos tenham sido realizados nas pessoas suspeitas de ter contraído a doença, “felizmente, até o exato momento nenhum caso foi confirmado”, afirmou. Daiana Moscozo ressalta ainda que, “nem por isso devemos abrir mão dos nos prevenir contra esse mosquito, que é mais perigoso do que o Aedes aegypti”, afirmou.

Nesse sentido, relata que na última segunda-feira, dia 8, a equipe que trabalha no combate a dengue e chikungunya participou de uma reunião teórica, na sede da 6ª Dires, e nesta quinta-feira, dia 11, acontecerá um treinamento nas dependências do Centro de Zoonoses, no Bairro Teotônio Vilela, a partir das 8 horas da manhã. “Com isso, esperamos nos aprimorar cada vez mais para que o nosso trabalho continue obtendo bons resultados, a exemplo do combate a dengue, cuja infecção diminuiu sensivelmente em todo o município”, finalizou.