Encontro em Ilhéus estimula a multiplicação das vendas durante o Natal

João Laurentino e equipes de venda do comércio de Ilhéus
JBO/Maurício Maron

Iolanda Santana pretende vender muito durante o Natal. O movimento ainda não é o esperado, mas ela acredita na possibilidade de superar as vendas do ano passado. Com o objetivo de se qualificar para atender cada vez melhor, a vendedora, que trabalha em uma loja de confecções de Ilhéus, participou nesta quarta-feira, 10, do workshop “Projeto Multiplicando as Vendas no Natal”, edição do Circuito Empresarial Sebrae, ministrado pelo consultor João Laurentino. O encontro aconteceu em Ilhéus, no auditório do Sebrae, localizado no Centro Histórico.

“Com o workshop, tenho a oportunidade de conhecer caminhos mais curtos que facilitem meus objetivos”, afirmou Iolanda.

Durante o encontro, o consultor destacou a importância da integração entre a equipe. “Se temos como melhorar as vendas, isso pode acontecer de hoje para amanhã. Mas é preciso destacar: o vendedor não vai conseguir sozinho. Ele deve estar alinhado com o dono da loja”, assegurou Laurentino, consultor especializado em Resultados, que ajudou empresas no Brasil e no exterior a melhorarem a sua produtividade.

Para reforçar a sua tese, o workshop foi dividido em duas partes. À tarde, ele se reuniu com os empresários e gestores de lojas e, durante a noite, só com os funcionários. “Precisamos saber o que um pensa sobre o outro. Não existe loja bem sucedida se a equipe fracassar”, afirmou.

Outros tempos“Há, hoje, claramente uma diferença entre clientes e pessoas. Clientes compram. As pessoas vivem a loja e, naturalmente, são mais lucrativas para a sua empresa”, explicou Laurentino. Para ele, o cliente está em busca de mais agilidade e menos burocracia, mais eficiência e menos estresse na hora de comprar.

Além das dicas e informações, a metodologia aplicada pelo consultor também chamou a atenção dos participantes. Horas antes do encontro, Laurentino enviou um questionário com perguntas sobre alguns números do negócio, para estabelecer novas métricas durante o workshop. “Muitos gestores enchem as prateleiras de livros e certificados de treinamentos, mas não aplicam as ferramentas aprendidas durante um workshop”, justificou o consultor.

Num prazo de 30 dias, técnicos do Sebrae irão ligar para cada gestor presente para avaliar as ferramentas utilizadas e os resultados obtidos. “O nosso objetivo é levar o aprendizado além do treinamento”, garantiu Laurentino.

O evento é uma realização do Sebrae, com patrocínio do Banco do Nordeste e parceria das Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ilhéus, Itabuna e Ipiaú, do Sindicato Varejista do Município de Itabuna (Sindicom) e ACAIMC/Miguel Calmon e Apemi.

DesenvolvimentoO consultor João Laurentino tem um MBA em Inteligência Competitiva pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com especialização em Visão Holística pela Unipaz-DF. De 2003 a 2012 foi o principal consultor do The Friedman Group no Brasil e, com as atualizações internacionais, conheceu uma nova metodologia de ensino voltado para resultados. Atualmente, centra seus principais estudos em Desenvolvimento Pessoal e Organizacional.